Consumidor moderno desenvolve relacionamento com empresas que passam mais credibilidade e segurança

Entenda como o consumidor passou a ver e escolher empresas em prol da própria segurança

0
565
SB post

Escolher uma empresa para prestar um serviço ou para fazer uma compra não é apenas uma questão de preço aos olhos dos consumidores. A variável, que representou a menina dos olhos da decisão, hoje, é fator complementar frente a outros aspectos que são considerados pelo público. Dados de uma pesquisa realizada pela MasterCard aponta que 56% dos consumidores colocam a segurança de dados em primeiro lugar antes de fechar uma compra online e, de acordo com um estudo realizado pela agência Conversion, cerca de 70% dos consumidores recorrem a selos de segurança para se certificarem da integridade e da proteção a dados no meio digital.

Em tempos de grandes problemáticas envolvendo o acesso indevido a dados de terceiros e ameaças digitais, as pessoas buscam sempre estabelecer uma relação de confiança com as empresas a quem cederão seus dados.

Resguardar-se de ameaças externas e impedir o vazamento de dados é fundamental, mas foi-se o tempo em que somente uma postura neutra em relação à proteção do cliente era necessária para atender às exigências do público. Certificações, selos e treinamentos dos profissionais de TI são cada vez mais levados em consideração pelos consumidores que querem fazer uma compra ou contratar um serviço especializado.

“Como grande parte da vida das pessoas está atrelada ao meio digital, a preocupação com a segurança desses dados e com o uso deles passou a ser uma constante da vida moderna. Oferecer essa credibilidade aos clientes é essencial para manter o público seguro o suficiente para se tornar um cliente fixo de seu empreendimento”, afirma Dario Caraponale, sócio da Strong Security Brasil (https://www.strongsecurity.com.br/). Focada em segurança da informação, a Strong Security é especializada em atendimento a empresas de diversos portes e na disponibilização de soluções nesse segmento.

Certificação

Antes de mais nada, uma empresa deve ter meios comprovados de mostrar aos seus clientes que é capaz de prover a segurança de seus dados. Sistemas de criptografia instalados, firewalls de proteção e outros itens nessa linha são formas simples e eficazes de proteger seus dados e de demonstrar aos seus clientes a preocupação em manter a integridade de tudo aquilo que é confiado a eles.

Além disso, a inserção de uma certificação a seus funcionários é uma forma que as empresas têm de colocar-se à frente das demais quando o quesito é segurança. Considerando clientes mais metódicos, que buscam critérios de classificação de fornecedores, os selos e certificações podem ser o diferencial necessário para a contratação.

Treinamento

Uma empresa confiável é também aquela que possui funcionários capacitados e que são capazes de oferecer ao cliente a confiabilidade necessária. Por isso, vale a pena investir em treinamentos e em cursos para staff que permitam uma maior desenvoltura para demonstrar a política da empresa em manter a integridade dos clientes e também saber como agir em uma situação de crise.

A maior parte dos treinamentos envolve a capacitação dos funcionários para normas que regem a segurança da informação ou para o manejo de softwares e hardwares que podem ser instalados na empresa para ampliar a capacidade de proteção de dados. Vale a pena também estimular a participação dos funcionários em eventos e cursos externos, para que haja troca de conhecimentos com outros profissionais da área.

Canais de comunicação

Segurança é, muitas vezes, sinônimo de transparência. Por isso, é importante que as empresas tenham sempre canais abertos de comunicação com seus clientes e que garantam que qualquer tipo de atendimento seja sempre bem realizado.

Uma dúvida simples ou um problema recorrente podem se tornar uma dor de cabeça para o consumidor quando tratados de forma superficial. Por isso, é essencial empenhar-se em oferecer sempre o máximo de informações e de suporte possível. É importante também monitorar sites de reclamações e redes sociais, já que grande parte da população recorre a esse tipo de ferramenta para se manifestar sobre empresas e produtos.

Saiba mais

A Strong Security Brasil é uma empresa brasileira focada em soluções, produtos e treinamentos na área de segurança da informação. Para saber mais, acesse o site: https://www.strongsecurity.com.br.

Website: http://www.strongsecurity.com.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome