Cinco dicas para economizar água na limpeza

Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água nos lembra da importância do consumo sustentável deste recurso natural tão fundamental para a vida. Confira orientações práticas da Abralimp para evitar o desperdício

0
1023
SB post

Com a finalidade de auxiliar na redução do desperdício deste recurso natural, a Abralimp reuniu dicas fundamentais

Pequenas mudanças no processo de limpeza com a utilização de produtos, equipamentos e acessórios podem reduzir ou, até mesmo, eliminar o uso da água nesta ação. Com a finalidade de auxiliar na redução do desperdício deste recurso natural, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) reuniu algumas recomendações para quem quer celebrar o Dia Mundial da Água de forma sustentável.

Veja algumas técnicas e equipamentos que podem auxiliar na redução do desperdício:

1 – Limpeza a Vapor

Auxilia na economia de água, energia e garante maior eficiência à limpeza de ambientes internos. As limpadoras a vapor funcionam apenas com o poder da água quente e da pressão do vapor. Possuem a vantagem de remover óleo, gorduras e também higienizar as superfícies por conta da alta temperatura operacional (120° – 145°C). Todas as bactérias comuns podem ser mortas na própria superfície do piso, sem a utilização de qualquer agente químico.
Tal técnica é indicada para limpeza e higienização de banheiros, cozinhas (azulejos, pia), pisos em geral, cortinas e tapetes. O uso da limpadora a vapor tem baixo consumo de água e energético.

2 – Lavadora de alta pressão

Entre as máquinas, as lavadoras de alta pressão também proporcionam rapidez na limpeza de escadarias, fachadas, halls, corredores, áreas de lazer e calçadas. Devido a sua limpeza comprovadamente eficiente, pode gerar uma economia de até 80% no uso de água em relação à vazão de uma torneira convencional.

3 – Panos de microfibra

Panos coloridos de microfibra, diferentemente dos panos de algodão convencionais, absorvem mais água e sujidade em 200%, podendo ser usados para diferentes ambientes, facilitando a manutenção.

4 – Mops

Representa uma excelente combinação de eficiência em limpeza úmida de pisos com economia de água e químicos. Os Mops úmido e seco para piso frio evitam ter que jogar água no chão, sendo uma solução excelente para a limpeza com pouca ou sem água.

5 – Borrifador de água

O borrifador também é um acessório pouco lembrado, mas que faz muita diferença no processo de limpeza, uma vez que pode auxiliar na reutilização da água. Pode ser um item importante na higienização de superfícies, bancadas, azulejos, entre outros.

Abralimp disponibiliza todas as informações através do Manual de Processos: Gerenciamento de Limpeza e Higiene em Ambientes Internos e Externos, que pode ser visualizado gratuitamente pelo portal www.abralimp.org.br. A associação também realiza cursos que visam capacitar a mão de obra para o mercado de limpeza profissional na Uniabralimp. A grade e as inscrições estão disponíveis no www.uniabralimp.com.br.

Website: http://www.abralimp.org.br/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome