Canções de ninar: um estímulo cultural e afetivo para as crianças

Segundo pesquisadores de Harvard, elas podem ser reconhecidas em diferentes culturas

0
588
SB post

“Além desse aspecto cultural, a canção de ninar tem uma função no contexto familiar, que é auxiliar a criança a pegar no sono de forma afetuosa e tranquila.”

Fazer uma criança dormir nem sempre é tarefa simples – ainda mais hoje em dia, com tantos estímulos digitais que nos cercam. Um ambiente tranquilo ajuda, e nada como usar uma bela canção de ninar nesses momentos únicos com os filhos. Essas canções estimulam de forma significativa o ambiente cultural da criança, tão importante para um desenvolvimento saudável. Quem defende essa ideia é Silvia de Ambrosis Pinheiro Machado, psicóloga e doutora em Letras pela USP, que acaba de lançar o livro Canção de Ninar Brasileira (Edusp).

E não só de melodias vivem as canções de ninar. Quem não se lembra da clássica “Boi da cara preta”, com letra que remete a tantos símbolos da nossa cultura? Essas obras estão repletas de imagens e elementos que ficam guardados na memória da criança, os quais também fazem referência à história do próprio país.
Além desse aspecto cultural, a canção de ninar tem uma função no contexto familiar, que é auxiliar a criança a pegar no sono de forma afetuosa e tranquila. E, pelo visto, essa função fica bem clara em cantigas de todas as partes do mundo – seja em tribos indígenas ou nos grandes centros urbanos. É o que mostrou uma pesquisa realizada na universidade de Harvard

Assim como tendemos a gostar de certas imagens – como paisagens e animais – devido a padrões genéticos da evolução, os sons teriam características em comum para determinadas situações. Participantes da pesquisa, de 60 países, conseguiram identificar a função de canções de 86 sociedades diferentes: que poderiam ser para dançar, declarar amor, fazer dormir, entre outras. As canções de ninar foram prontamente reconhecidas. Ou seja, ficam marcadas em nossa história como espécie e dentro da cultura.

Com tantos benefícios – como estimular as primeiras lembranças afetivas e culturais – nada melhor do que manter esse hábito vivo na hora de fazer os pequenos dormirem. Certamente, eles vão se lembrar disso no futuro e fazer o mesmo com os próprios filhos.

Sobre a Bela Pequena: o blog e ateliê Bela Pequena teve sua origem em 2010, unindo profissionais engajados na elaboração de coleções artesanais únicas, de forma que cada peça expresse o afeto e o cuidado na relação entre mãe e filha. Idealizado por Ana Paula Dantas e inspirado na pequena Giovanna, o ateliê confecciona produtos para ocasiões variadas e tem marcado a história de muitas famílias por todo o Brasil. Contato: contato@belapequena.com.br / (13) 4042-2710

Website: http://belapequena.com.br/
Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome