O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes promove neste domingo (10/06) o Almoço Família Solidária. Esta será mais uma ação do programa, que tem por objetivo reunir pessoas dispostas a fazer o bem atuando como voluntários em prol de entidades e projetos sociais do município. Tudo o que for arrecadado com a venda dos convites será revertido para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Mogi.
O almoço será das 12h às 16h, no Clube Náutico Mogiano, que fica na rua Cabo Diogo Oliver, 758, no Mogilar. O cardápio reunirá delícias da culinária caipira e os interessados em adquirir convites devem procurar a sede da AACD, que fica na avenida Pedro Romero, 241, no Jardim Rodeio. O telefone para mais informações é o 4791-7470.
No dia, atuarão cerca de 70 voluntários que se inscreveram no Família Solidária, mais colaboradores do Fundo Social de Solidariedade, o que vai totalizar equipe de aproximadamente 100 pessoas. Já quem comandará a cozinha é o chef Adan Garcia, do restaurante Leitão de Gravata, que atuou recentemente junto ao Fundo Social na barraca do baião de dois durante a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes.
Desta vez, além do baião, todos os convidados poderão degustar pratos como feijão tropeiro, arroz carreteiro, galinhada, polenta e mandioca frita, porco à pururuca no rolete, linguiças artesanais, torresmo, carne bovina, salada de folhas e couve na manteiga. As bebidas e sobremesas serão servidas à parte.
Este será o primeiro grande evento do Família Solidária, anunciado já no início deste ano, quando o programa estava sendo concebido. Algumas outras ações sob a tutela do programa foram realizadas, como a entrega do novo Espaço de Convivência do Lar Batista, atuação na barraca da Festa do Divino Espírito Santo e no banco de perucas do projeto Cabelegria, mas esta será a primeira vez que os voluntários inscritos no programa atuarão de forma massiva em uma mesma realização.
“Tenho certeza de que será um belíssimo evento, um dia para reunir a família, os amigos, desfrutar de uma comida deliciosa e, ao mesmo tempo, contribuir para uma entidade com uma atuação tão importante na nossa cidade e região, como a AACD”, destaca a presidente do Fundo Social, Karin Melo.
O Família Solidária funciona como um banco de voluntários, que está sempre disponível para novos cadastros no site da Prefeitura. Ao se inscrever, a pessoa fornece alguns dados básicos e já indica quais áreas de atuação mais a apetecem. Assim, é possível trabalhar em creches, asilos, com pacientes em tratamento oncológico e também participar dos eventos realizados pelo Fundo Social.
As inscrições são gratuitas, não há limites de vagas, nem prazo para o fim do cadastro. O único requisito é ser morador de Mogi das Cruzes e ter mais de 18 anos. Até o momento, 425 pessoas já se inscreveram.
AACD
A unidade da AACD de Mogi das Cruzes oferece tratamento a crianças com diversos tipos de deficiência e atende também a adultos que tenham passado, por exemplo, por acidentes, como um AVC ou então que tenham sido amputados. A entidade presta serviços como terapia ocupacional, pedagogia, fisioterapia e tem também posto de enfermagem, sala de gesso, sala de convivência, consultórios e área administrativa.
Em 2017, a unidade atendeu a uma média de 116 pacientes e fez cerca de 1.100 atendimentos/mês. Ela passa no momento por um processo de ampliação, que fará o número de pacientes atendidos ultrapassar a marca dos 300, incluindo pessoas de outras cidades do Alto Tietê. (Lívia de Sá)
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?