Agita SP: Atividade física é crucial na prevenção de doenças

O que você faz quando tem 30 minutos livres? O Agita SP acredita que esse é o tempo necessário para sair do sedentarismo

0
530
SB post

A falta de uma rotina que contemple atividades físicas pode desencadear em uma série de problemas de saúde física e mental. Obesidade, hipertensão, diabetes, depressão e Alzheimer são algumas das doenças que podem ser causadas pelo sedentarismo.

Sair dessa condição, entretanto, pode ser mais prático do que se imagina. É o que propõe o Programa Agita São Paulo, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELFISCS) com mais de 300 instituições governamentais e não governamentais envolvidas, cujo objetivo é aumentar o nível de atividade física e de conhecimento sobre os benefícios de adoção de um estilo de vida ativo.

Para o coordenador do Programa Agita São Paulo e diretor-científico do CELAFICS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), Victor Matsudo, basta 30 minutos por dia dedicados a uma atividade física para a pessoa “carimbar o passaporte da saúde e não ser mais acusada de ser sedentária”.

“A desculpa para muita gente, principalmente moradores de grandes cidades como São Paulo, é a falta de tempo. A grande mágica do Agita SP é incentivar as pessoas a acumularem esses 30 minutos durante o dia com intensidade moderada. Desse modo, você pode fazer 10 minutos andando até o seu trabalho, mais 10 minutos indo do trabalho até o restaurante do almoço e mais 10 minutos voltando”, sugere ele.

O Programa foi implantado no Estado de São Paulo em fevereiro de 1997. Na década de 1990, o sedentarismo comprometia 70% da população paulista. Mais de vinte anos depois esse número se inverteu: cerca de 70% dos paulistas atingem o tempo de exercício proposto pelo programa.

Os números do Agita SP refletem também no sistema de saúde do Estado de São Paulo. Victor explica que, com os novos costumes, ocorre uma diminuição de demanda nos postos e hospitais públicos. “Diminuiu o número de pessoas que precisam marcar consultas, tomar remédios, fazer exames laboratoriais, se internar ou operar”, conta ele. “A soma total da economia para as contas do setor de saúde do Estado de São Paulo, em uma conta feita pelo Banco Mundial, é de 310 milhões de dólares por ano”.

No dia 6 de abril é comemorado no Brasil e no mundo o Dia Mundial da Atividade Física. Por isso o Programa Agita SP prepara durante a semana uma série de encontros para estimular uma vida ativa. Veja a programação especial na capital paulista e em outras cidades: http://www.portalagita.org.br/

Males causados pelo sedentarismo:
– Aumenta a resistência em insulina e, com isso, aumenta o risco de diabetes;
– Aumenta o colesterol, o que contribui com as chances de hipertensão;
– Aumenta a chance das diferentes causas de câncer, em especial o de mama;
– Causa diminuição da massa óssea, contribuindo para a osteoporose;
– Aumenta o risco de problemas da vesícula biliar;
– Contribui para a perda da memória, para casos de depressão, autoestima e também casos de Alzheimer;

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome