Startup cria solução para alavancar varejos e supermercados na era digital

OPA TECH desenvolve a OPA4, solução que auxilia varejistas a ingressar na era digital e atender aos consumidores mais antenados

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“O apoio dessas empresas foi essencial para desenvolver uma tecnologia inovadora e disruptiva que irá promover o crescimento do varejo emergente”, Luiz Borba

O varejo no Brasil começa a acelerar o caminhar na direção da transformação digital, por meio de novas tecnologias como a personalização de ofertas e e-commerce. Para atender a essa demanda desafiadora a startup OPATECH, que cria soluções tecnológicas para o varejo, oferece ao setor de supermercados a OPA4, um aplicativo que sofistica a experiência do consumidor e aumenta a competitividade.

Para Sandro Benelli, CEO da Intermarket, rede de varejo do grupo Webcor, o aplicativo é importante para o consumidor que é antenado, além de ser fundamental para os varejos que pretendem se destacar. “Se for um pequeno e moderno precisa disso para se diferenciar e sobreviver. Se ficar na zona primária e não quer crescer, ele sobrevive”, elucida Benelli. “Já o médio começa a incomodar as cadeias maiores, ou ele se estrutura para lutar de uma maneira mais robusta ou vai mal, porque não consegue se esconder da concorrência estruturada. Precisa investir no avanço digital para entrar no jogo”, conta o executivo.

Ofertar carne a vegetarianos? Conheça o perfil do seu consumidor

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), 49% do setor de varejo e supermercados está nas mãos de pequenas e médias redes, sendo poucos os que possuem e-commerce ou aplicativos, o que permite a dominância das grandes redes sobre a experiência virtual.

Para preencher esse gap o OPA4 oferece uma interface intuitiva de acordo com a marca de cada mercado e facilita a divulgação de promoções. Ao utilizar o aplicativo, o consumidor final gera dados sobre seus hábitos de consumo. A plataforma entende a necessidade e cria ofertas adaptadas a partir de uma combinação de dados extraídos do perfil do consumidor e possibilita ao comércio traçar rápidas estratégias na compra de produtos. Ao passo que o mercado entende sua real demanda, gera uma economia significativa a médio e longo prazo, principalmente redução de gastos monetários e alimentícios.

O foco é permitir ao varejista ofertar produtos de maneira assertiva aos seus consumidores, que estão cada vez mais habituados às conveniências digitais. Assim que o cliente abre o aplicativo é possível encontrar ofertas de produtos que buscam com frequência.

Para gerar dados com excelência a OPA4 possui uma parceria com a IBM Watson, solução de inteligência artificial que analisa os dados captados e resulta na oferta personalizada, e com a GS1, ferramenta que registra os produtos para cadastro na plataforma de e-commerce. “O apoio dessas empresas foi essencial para desenvolver uma tecnologia inovadora e disruptiva que irá promover o crescimento do varejo emergente”, conta Luiz Borba, cofundador da startup.

Principais vantagens para os varejos e supermercadistas

• Previsão de aumento de vendas de 10% a medida que o varejo se preocupa em analisar detalhadamente o comportamento do cliente e oferece promoções específicas.
• O app permite que os clientes realizem suas compras de supermercado online e receba em casa pelo sistema de delievery oferecido no OPA4. Dessa forma, o varejo atende mais clientes sem a necessidade de criar uma nova loja física.
• Utilizando o OPA4 o supermercadista pode fornecer promoções mais assertivas e entender quem são e o que querem seus clientes. Permite um posicionamento expressivo no cotidiano dos consumidores finais, que buscam agilidade na hora da compra.
• O objetivo do app é reinventar os varejistas regionais e aproximá-los à transformação das grandes redes com velocidade e inovação de processos de maneira facilitada. Dessa forma, os mercados não precisam criar um aplicativo do zero, pois é fornecida a plataforma pronta para inserção e edição de informações e uma ferramenta de análise de dados que mostra a adesão às promoções.
• O aplicativo é fácil de usar, ocupa pouco espaço de armazenamento dos smartphones e pode ser baixado da App Store ou Google Play.

Sobre a OPATECH

A OPA TECH nasceu com a ideia de fazer promoções de produtos próximos ao vencimento, pois um terço de todo alimento produzido é desperdiçado, segundo um estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Foi firmada uma parceria com uma startup holandesa, porém o mercado brasileiro ainda engatinha nesse aspecto.

Sem perder o foco de economia e evitar o desperdício, criou-se o OPA4. O aplicativo que permite que o lojista realize compras inteligentes ao entender o que os seus consumidores estão em busca e diminuir o descarte de produtos que não foram vendidos. “Queremos ajudar os varejistas a se digitalizarem e a fidelizarem os seus clientes”, afirma Luis Otávio, cofundador da OPA TECH.

A startup gera resultados desde o segundo semestre de 2017, quando se estruturou na GVentures, aceleradora de negócios da FGV-SP, sob a orientação de profissionais experientes do setor.

Contato
Luis Borba | luis.borba@opatech.com.br | Tel.: (11) 96314-9744
Michel Dazzi | contato@opatech.com.br |
www.opa4.com
Video: https://www.youtube.com/watch?v=PXH_34a__50

Website: http://www.opa4.com

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