O consultor especializado no setor de varejo, Fred Rocha, afirma: “Vivemos uma revolução do consumo, as pessoas não precisam mais sair de casa para comprar. A conveniência é muito mais poderosa do que o preço”. Para ele, o momento atual é do “varejo intangível”, no qual as estratégias de negócios das grandes varejistas estão focadas na tecnologia, na transformação digital e nas pessoas — o investimento é em soluções tecnológicas para facilitar a vida dos clientes. Quem destaca o tema é o empresário do ramo varejista, Rodrigo Terpins.
O GPA, maior grupo varejista e de distribuição do Brasil, por exemplo, há algumas décadas aposta em soluções pioneiras que facilitem a vida dos consumidores e tem dado prioridade à questão, nos últimos anos. Ano passado, a companhia criou uma estrutura corporativa dedicada, exclusivamente, à inovação. Terpins explica que uma das funções da área — que tem atuado, principalmente, com foco no relacionamento com Startups — é mapear tendências e oportunidades para o negócio.
O grupo também realizou, entre os meses de julho e agosto de 2017, o primeiro “Pitch Day Pão de Açúcar”, um concurso voltado para jovens empreendedores. A proposta do evento foi desafiar as Startups a desenvolverem soluções inovadoras em três categorias, reporta o varejista Rodrigo Terpins. São elas: melhoria da experiência do cliente dentro da loja; big data aplicado ao varejo; e otimização do supply chain e melhorias dentro da central de distribuição.
O head de inovação do GPA, Illan Israel, salienta que a intenção da empresa é estimular a colaboração e, através dela, gerar iniciativas de valor que contribuam com os negócios e reforcem o papel da corporação como agente transformador. De acordo com Israel, todas as iniciativas realizadas pela companhia são pensadas, tanto de forma direta quanto indireta, para o benefício dos clientes da rede.
Ainda, o chamado “Meu Desconto” é o líder entre as iniciativas recentes realizadas pela companhia, ressalta Rodrigo Terpins, o que ilustra a eficácia da estratégia omnicanal, bem como, o uso da base de dados para fidelização por meio da personalização de ofertas aos clientes “Pão de Açúcar Mais” e “Clube Extra”, por exemplo. Para se ter uma ideia, os aplicativos chegaram a alcançar quatro milhões de downloads em apenas sete meses e a base de clientes cadastrados passou de 12 milhões para 14 milhões no final do ano passado.
Entre as novidades do maior grupo varejista e de distribuição do Brasil, está, também, o “Caixa Express”, exclusivo para os clientes fidelidade do “Pão de Açúcar”. O objetivo da ferramenta, que já foi implementada em 95% das lojas da rede GPA, é permitir ao cliente o agendamento prévio de horário para atendimento nos caixas das lojas. O foco é oferecer comodidade ao consumidor.
Por fim, Rodrigo Terpins destaca o lançamento da chamada “Lista de Compras Personalizada” do grupo varejista. Com essa solução, o GPA proporciona que o seu cliente tenha acesso aos produtos que costuma comprar regularmente — todos organizados em uma lista dinâmica que facilita as compras tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce alimentar.
A intenção da companhia GPA para os próximos anos é seguir buscando novas soluções para seus consumidores, ditando e incorporando em sua estratégia de negócios as tendências do setor varejista no Brasil, reporta e conclui Rodrigo Terpins.
Website: http://www.rodrigoterpins.com.br
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?