Novas soluções facilitam acesso de deficientes visuais aos pagamentos com cartões

Os novos recursos colocam o Brasil na vanguarda de soluções de acessibilidade em pagamentos eletrônicos, beneficiando boa parte dos 6,5 milhões de pessoas que possuem algum tipo grave de deficiência visual. (Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

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Todo o setor uniu esforços nesse desenvolvimento, que incluiu pesquisas de campo e mais de dois anos de trabalho.

Segundo dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 6,5 milhões de pessoas com algum tipo grave de deficiência visual, incluindo cegueira e baixa visão. Para eles, realizar pagamentos por meios eletrônicos, como cartões de crédito e débito, pode gerar certa insegurança, principalmente na hora de conferir dados ou digitar a senha.

Pensando nisso, a Abecs – entidade que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento no Brasil – acaba de lançar duas soluções inéditas de acessibilidade em pagamentos eletrônicos, que beneficiarão boa parcela deste público, gerando mais autonomia e segurança no momento da compra. O lançamento ocorreu durante o 12º CMEP (Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento), evento que reuniu especialistas do mercado financeiro em São Paulo.

Uma das soluções é o aplicativo Pay Voice, disponível para sistemas Android e iOS, que faz a leitura das informações da transação por meio da câmera do celular e as traduz em áudio para o usuário. Funciona assim: após o atendente da loja inserir o cartão e digitar o valor na máquina, o consumidor aciona o aplicativo em seu celular e aponta a câmera para a tela do terminal. Ao reconhecer os caracteres, o software gera um áudio referente ao valor digitado, para que o usuário possa se certificar que o dado está correto antes de digitar a senha. A ideia é que o aplicativo torne a transação mais confortável para o deficiente visual, que pode, inclusive, armazenar o histórico das últimas 50 transações.

A outra inovação diz respeito aos terminais de pagamento com teclado “touchscreen”, que não possuem marcações de acessibilidade em alto-relevo. Após diversos estudos, foi criada uma película com identificação tátil para ser fixada na superfície desses terminais, permitindo ao deficiente visual o reconhecimento das teclas e a digitação segura da senha. As máquinas “touchscreen” que estão no mercado serão adaptadas e os novos terminais já serão fabricados com a solução integrada.

Com o lançamento dessas aplicações, o mercado brasileiro se torna o único do mundo a oferecer esse tipo de solução de forma estruturada. “Todo o setor de cartões uniu esforços nesse desenvolvimento, que incluiu pesquisas de campo e mais de dois anos de trabalho. Vamos continuar estudando melhorias e adaptações, buscando sempre o acesso seguro dos cidadãos aos meios de pagamento”, afirma Ricardo Vieira, diretor-executivo da Abecs.

As soluções foram desenvolvidas por um grupo de trabalho formado pela associação, que reuniu as empresas de cartão, fabricantes dos terminais de pagamento e contou com a participação da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal e da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB).

Website: http://www.abecs.org.br/

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