Melhores investimentos para quem deseja se planejar para aposentadoria

Há diversas possibilidades de aplicações, mais vantajosas de acordo com o perfil de investidor

0
662
SB post

De acordo com a pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 78% dos brasileiros não se planeja para garantir estabilidade financeira durante a aposentadoria.

A gerente de comunicação da Magnetis e especialista em investimentos, Mariana Congo, ressalta “Muita gente esquece de se preocupar com a aposentadoria, porque parece um problema muito distante”. Felizmente, com o investimento certo, é possível conquistar a segurança financeira para viver com tranquilidade a merecida aposentadoria.

Logo de início, é preciso salientar que a previdência social nem sempre é a melhor escolha. Haja vista a Reforma e a instabilidade do mercado financeiro devido a diversos fatores — como as eleições deste ano e os processos contra corrupção na política nacional — existem razões para a dúvida pairar no mundo dos investimentos hoje. Assim sendo, primeiramente, é preciso compreender alguns pontos antes de traçar a estratégia de investimento mais adequada.

O cenário da Previdência Social

Para definir com mais assertividade as aplicações para a aposentadoria, é imprescindível entender a situação da Previdência Social. De maneira geral, trata-se de um projeto nacional que busca equilibrar as contas do Governo Federal, mas, na prática, prejudica grande parte dos trabalhadores ativos.

Essas mudanças preveem o aumento da idade para a aposentadoria — para homens e para mulheres — e, por consequência, o aumento do tempo de contribuição. Todas as alterações na proposta da reforma seguem a mesma linha: elevação do tempo de trabalho para aumentar a contribuição e trazer equilíbrio no balanço do Governo.

Como consequência, depender da aposentadoria convencional não é uma prática segura. Ainda mais se forem considerados trabalhadores com menos de 50 anos, não é possível ter certeza sobre o futuro da Previdência. Como alternativa a isso, existem investimentosadequados para esse objetivo que podem garantir a tranquilidade esperada.

Ao contrário do que pode parecer, a Previdência Privada não necessariamente é a única e melhor alternativa à Social. A combinação juros altos e rentabilidade baixa pode ser prejudicial ao bolso, principalmente no longo prazo, além de existirem outras opções mais rentáveis e com juros menores.

Planejamento para a aposentadoria

Antes de definir qual aplicação é a melhor para trazer reserva financeira na aposentadoria, é necessário, antes de tudo, considerar alguns pontos que ajudam a entender não somente o tempo do investimento, mas o valor de cada aporte adicional.

Primeiramente, tenha em mente quando deseja parar de trabalhar. Essa é a principal decisão quando se fala em aposentadoria: quanto maior o tempo de aplicação, menores os aportes mensais. Do mesmo modo, quanto antes começar a investir, maior o tempo de contribuição e menores os aportes.

Mariana acredita que o tempo é o segredo para tranquilidade: “quem começa mais cedo precisa poupar menos dinheiro para ter a mesma renda futura do que alguém que começou a se preocupar com a aposentadoria tarde na vida”, comenta.

Paralelamente, é preciso definir os valores: quanto se pretende obter na aposentadoria e quanto é possível contribuir ao mês. São dois questionamentos que podem ajudar bastante na hora do cálculo da aposentadoria.

A especialista em finanças da Magnetis, Mariana Congo, explica que, além de definir esse pontos, é preciso variar: “para um investimento de longo prazo com a aposentadoria, você deve procurar aplicações diversificadas, que reúnam o melhor da renda fixa e da renda variável”.

Isso porque o trabalho será feito pelos famosos juros compostos. “A recomendação mais importante é: comece seus investimentos para aposentadoria o quanto antes. Com o passar dos anos, o efeito dos juros compostos faz toda a diferença”, completa Mariana.

Os juros compostos fazem os investimentos crescerem exponencialmente até o período da aposentadoria. Aliado a eles, é essencial fazer um planejamento financeiro a fim de criar disciplina e evitar ficar no vermelho — e assim utilizar o “pé de meia” antecipadamente para pagar dívidas.

Quais são os melhores investimentos?

Existem opções excelentes para quem tem, como objetivo, a aposentadoria. Um dos investimentos mais buscados para esse propósito é o Tesouro Direto. É a aplicação queridinha porque possui um histórico excelente de rendimento e, por estar atrelado ao Governo, tem pouquíssimo risco.

Entre os títulos públicos, o Tesouro IPCA+ é o mais indicado para a aposentadoria, porque possui taxas baixíssimas e um dos vencimentos mais longos do mercado. Além disso, proporciona rendimentos acima da inflação, a maior inimiga dos investimentos.

As ações, apesar de oscilarem bastante, também são uma boa opção para aposentadoria. Isso porque, no longo prazo, a variabilidade se torna menor e, assim, por meio do histórico, é possível compreender sua rentabilidade. Principalmente para os mais jovens, essa é uma escolha um pouco mais arriscada, mas que pode trazer bons rendimentos.

As letras de crédito também são viáveis, nesse sentido, pois permitem o resgate apenas no vencimento, sendo assim ideais para investidores mais jovens, ou seja, que possuem mais tempo de contribuição. Por serem específicas de setores da economia, são isentas de Imposto de Renda, trazem rentabilidade significativa e são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito.

De maneira geral, o mais indicado é combinar todas essas aplicações em uma carteira de diversificada e contar sempre com a ajuda de consultorias independentes especializadas em investimentos; afinal, ter seu dinheiro investido em apenas um produto é bastante arriscado, principalmente quando pensamos na tranquilidade da aposentadoria.

Website: https://www.gearseo.com.br/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome