LLum Bronzearte utiliza apps para ser mais eficiente no concorrido mercado da iluminação

Empresa da Grande São Paulo busca diferenciação após a crise e passa por um processo de transformação digital a partir da mobilidade corporativa para reunir dados do segmento

0
614
SB post

Começaram com uma demanda de Ponto Eletrônico e evoluíram para uma Solução Completa de Trade Marketing e Recursos Humanos durante as negociações.

Os últimos anos foram críticos para a indústria de iluminação. A crise econômica provocou uma retração no mercado de decoração, que impactou diretamente a aquisição de luminárias e lâmpadas. É neste cenário que buscar inovações se torna obrigatório. Foi o caminho escolhido pela Llum Bronzearte, que investiu nos apps para tornar sua operação mais produtiva e eficiente.

A gerente de Recursos Humanos, Roseli Ruzon, afirma que a empresa começou a utilizar aplicativos com as promotoras de vendas, que atuam em Home Center como Leroy Merlin, Dicico, Telhanorte e C&C, ainda num estágio embrionário.

Durante sete meses, as promotoras alimentaram os apps com informações sobre os pontos de venda e concorrência, dando à empresa, localizada em Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo, atualizações constantes sobre o mercado. Com a crise nos últimos anos, o projeto teve de ser interrompido.

Depois, após ter de abandonar o projeto inicial nos pontos de venda, a empresa buscou a consultoria da Profit+, especializada em inteligência de mercado e soluções tecnológicas para atuação em campo. O diretor-executivo da Profit+, Jorge Ortiz, indicou os aplicativos desenvolvidos na plataforma uMov.me.

Em outubro de 2017, a solução mobile migrou, então, para a mão das equipes de vendas externas; vendedores e gestores. “Eles começaram com uma demanda de Ponto Eletrônico e evoluíram para uma Solução Completa de Trade Marketing e Recursos Humanos durante as negociações”, afirma Ortiz.

Atualmente, os aplicativos são utilizados por toda a equipe comercial. Entre as atribuições no uso diário estão o cadastro de clientes pelo smartphone, além de fazer o mapeamento de novos distribuidores e levantamento de informações em ponto de venda.

Os aplicativos, desenvolvidos na plataforma uMov.me, ajudam a equipe não somente na venda e no relacionamento com canais de distribuição, mas também a levantar informações sobre a concorrência, sortimento, pricing, margem de preços.

Com a consolidação do projeto de mobilidade, a equipe equipada com apps deve chegar em mais de 50 usuários, o que vai incluir novamente as promotoras e demonstradoras que atuam nos grandes varejistas do ramo da construção e decoração.

Cultura da empresa orientada a dados

Trabalhar com dados faz parte da cultura da empresa. “O fundador, Adolfo Ronda, está no ramo há mais de 50 anos e sempre buscou por novidades, informações do mercado e tendência do segmento de iluminação”, afirma Roseli.

Um bom exemplo é o nome fantasia, que estampa todos os produtos da empresa atualmente, Llum, foi escolhido a partir de uma pesquisa de mercado. A avaliação era de que a Bronzearte precisava de um nome de assimilação mais fácil. “Llum” significa luz no catalão valenciano, celebrando a região de nascença de Adolfo Ronda.

Roseli atesta que a Llum Bronzearte está sempre atenta ao mercado nacional e internacional. “Participamos de feiras, buscamos tendências da iluminação decorativa. A vantagem é que temos iluminação para todos os cômodos de uma casa, além de linhas de iluminação industrial”, completa a gerente.

De acordo com a Abilux (Associação Brasileira da Indústria da Iluminação), 23% do mercado atua na fabricação de linhas para iluminação residencial, representando a maior e mais concorrida fatia.

É por isso que é imperativo aproveitar tendências, como o crescimento das vendas de lâmpadas LED, que devem dominar o segmento no Brasil em definitivo em 2018, conforme estima a Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Produtos de Iluminação).

Empresa na transformação digital

A Llum Bronzearte já está investindo em aderir à era da transformação digital, e confia a missão aos apps para se tornar mais eficiente e rentável.

Segundo Jorge Ortiz, da Profit+, o foco da empresa quando ele foi procurado era melhorar o controle, ganhar produtividade e obter informações do mercado para negociações e decisões estratégicas dentro da empresa.

A empresa tem certeza de que conseguirá isso utilizando os apps, já que além dos benefícios de facilitar a comunicação entre o comercial, o ponto de venda e a administração, ainda pode acompanhar a movimentação dos profissionais, para otimizar as rotas e a atuação de cada um deles.

Além disso, já estão implementando junto à Profit+ um trabalho de Business Intelligence integrado aos aplicativos uMov.me, para melhorar a qualidade dos dados e produzir insights assertivos para auxiliar nas decisões importantes para a Llum Bronzearte.

Sobre a Llum Bronzearte – Presente no mercado há 55 anos, a Llum Bronzearte atua em todos os segmentos da iluminação, como residencial, industrial, comercial, decorativa e empresarial. A planta da empresa está localizada em uma área de 100 mil metros quadrados em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Com mais de 300 colaboradores diretos e indiretos, investe constantemente em tecnologia, na inovação, preservação ambiental, eficiência energética, na capacitação de seus colaboradores e na comunicação e atendimento nos pontos de venda. Conheça em http://www.bronzearte.com.br/

Sobre a Profit+ – A Profit+ é um Instituto de Pesquisas e Inteligência de Negócios, que trabalha com o conceito de “solução completa da informação”. Atua com as principais necessidades do mercado entregando soluções em Pesquisas de Mercado, Consultoria e Tecnologia para as Áreas e processos de Pricing, Trade Marketing e Gerenciamento de Categorias, atendendo Varejo, Indústria e outros segmentos, trabalhando com diversos segmentos e trazendo sempre uma solução personalizada para seus clientes. De forma estratégica, a empresa mantém duas unidades de negócio em São Paulo, sendo um escritório no Norte do Estado e outro na capital paulista. Saiba mais em www.profitmais.com.br

Sobre a uMov.me – A plataforma de desenvolvimento de aplicativos corporativos uMov.me, possui mais de 100 mil usuários, que já executaram mais de 50 milhões de operações por meio do desenvolvimento de mais de 10 mil aplicativos criados pelos mais de 300 parceiros uMov.me que atuam no Brasil e América Latina. Para saber mais sobre a uMov.me acesse: http://www.umov.me/

Website: http://www.umov.me

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome