Investidor quer aproximar Japão de startups brasileiras

Fundos japoneses procuram startups estrangeiras

0
647
SB post

Nos últimos seis anos, o valor investido por fundos japoneses de venture capital em startups fora do Japão cresceu 74%, para 481 milhões de dólares. A combinação de juros negativos e população em queda no país asiático favorece essa movimentação. Com essa mistura, países como o Brasil representam um tanque de oportunidades a quem procura rendimento. Mas quanto desse dinheiro veio para cá? Podemos contar os casos nos dedos.

A aquisição mais recente foi em abril de 2017, quando a japonesa SoftBank investiu US$ 100 milhões no aplicativo brasileiro de transporte 99. Um ano antes, a gigante Transcosmos fez seu primeiro investimento no Brasil, na empresa de e-commerce Infracommerce. Ainda em 2016, a Navegg, startup brasileira de soluções para uso de dados, passou a fazer parte da Dentsu, uma das maiores agências de publicidade do mundo, fundada em Tóquio. O grupo já havia comprado, em 2015, a Pontomobi, empresa brasileira especializada em projetos de marketing para celulares e tablets. Vale destacar ainda que, em 2011, a gigante japonesa de e-commerce Rakuten passou a deter 75% da brasileira Ikeda.

Tem espaço para mais. “Mesmo com o tamanho do Brasil, ainda vemos uma presença tímida de investidores japoneses aqui”, analisa Mitsuru Nakayama, japonês residente no Brasil há seis anos e fundador do Brazil Venture Capital (BVC), fundo criado por ele há dois anos com a missão de fomentar empresas de tecnologia no país.

Em busca de mais desses investidores, a BVC, em parceria com os escritórios de advocacia Pinheiro Neto Advogados e Nishimura Asahi, realiza no fim de maio a primeira edição do seminário da Fintech Brasileira no Japão. “Não há muita informação sobre startups brasileiras chegando ao Japão”, explica Mitsuru. “Queremos fazer a ponte entre esse ecossistema brasileiro e os investidores japoneses”.

Data e hora: 30 de Maio, 2018 10:00am – 12:00am (abertura  às 9:30am)

Local: Auditório da Nishimura Asahi

Endereço: Otemon Tower 10th floor, 1-1-2 Otemachi, Chiyoda-ku, Tóquio, Japão

Palestrantes: Nishimura Asahi: Yoshinobu Fujimoto, Makoto Shimizu/ Pinheiro Neto Advogados: Alexandre Bertoldi, Bruno Balduccini, Jorge N. Lopes Jr., Yuka Ono/ Brazil Venture Capital: Mitsuru Nakayama

Idioma: Inglês e Japonês (sem tradutor)

Inscrição: 1. Nome do participante, 2. Nome da empresa, 3. Cargo, 4. Telefone, 5. Email a BrazilFinTechseminar18@eml.jurists.co.jp

Entrada gratuita

* Será fechado assim que atingir a capacidade

* Não participam: advogados, mídia, estudantes, empresas de gerenciamento de seminários

* Data e hora, local, pode ser alterado devido a circunstâncias inevitáveis

* Proibído gravar ou fotografar no local

Website: http://brazilventurecapital.net/2018/05/15/fintch_seminar_pinheiro_neto/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome