
Um dos maiores eventos de logística do país acontece entre os próximos dias 8 e 9 de junho no município de Santos. Pela primeira vez, a região vai sediar o FatecLog – Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs). A nona edição do evento terá o tema “O Papel do Gestor na Logística Internacional”.
A iniciativa, sob o comando da Fatec Baixada Santista – Rubens Lara, acontece nas dependências da entidade e no Concais, no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, a partir das 9h de sexta-feira (8). Este ano, são esperadas mais de cinco mil pessoas.
De acordo com o coordenador do curso superior tecnológico de Logística da Fatec de Santos, Julio Mota, o diferencial desta edição é a proximidade com os principais atores do maior polo de logística internacional do país. “A sociedade local está bastante envolvida e com uma grande expectativa em relação aos debates e projetos que poderão resultar em novos avanços tecnológicos no setor”, comenta Mota.
A abertura será feita por Ozires Silva, fundador da Embraer, uma das maiores empresas aeronáuticas do mundo. A ideia é mostrar aos participantes a importância da tecnologia para desenvolver o Brasil.
Foram inscritos cerca de 1,3 mil projetos oriundos de Fatecs e de outras instituição do Estado e do país, além de propostas internacionais. Na programação, estão previstos minicursos, visitas técnicas, palestras e mesa de debate, além da apresentação de pôsteres e artigos acadêmicos.
“Selecionamos mais de 600 trabalhos que serão apresentados durante os dois dias. Teremos uma programação extensa, com 25 palestrantes nacionais e internacionais. Além disso, serão entregues prêmios a empresas e personalidades de reconhecimento acadêmico sobre o tema, dividas em 20 categorias”, explica o coordenador do curso de Gestão Portuária da unidade de Santos, Júlio Cesar Raymundo.
É importante ressaltar que o FatecLog é promovido anualmente pelo Centro Paula Souza (CPS) e está cada vez mais ganhando importância e visibilidade no cenário logístico do país e do mundo.
“Com esse Congresso, conseguimos desenvolver a prática e o incentivo à pesquisa no Estado de São Paulo. Como cerca de 75% dos produtos no Brasil passam pelo Porto de Santos, os participantes (de várias regiões do país) terão a oportunidade de ver de perto o funcionamento dessas atividades logísticas”, reforça Raymundo.
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?