É muito provável que você já tenha ouvido falar por aí do termo “fintech”, uma junção das palavras em inglês “financial” (finanças) e “technology” (tecnologia) – trata-se daquelas Startups ligadas ao setor financeiro que se aproveitam de inovações e das novas tecnologias para facilitar os serviços relacionados à área. No Brasil, alguns exemplos são a Nubank e o Guia Bolso, destaca o empresário do ramo varejista, Rodrigo Terpins. No entanto, segundo o último relatório divulgado, em novembro, pelo Radar FintechLab, existem, atualmente, no país, 332 companhias com esse foco. Algumas delas, dedicadas a facilitar a vida dos comerciantes, estão chamando a atenção dos empresários do ramo. Quer conhecê-las? A lista original é do E-Commerce News – portal de conteúdo sobre comércio eletrônico no Brasil.
Hash lab
A jovem Hash lab foi fundada no início de 2017. Rodrigo Terpins reporta que a ideia da Startup é ser uma plataforma integrada de soluções para o ecossistema de pagamentos. O Objetivo da empresa é organizar a plataforma completa para uma empresa – “como a de venda direta”, exemplificou o E-Commerce News. “Assim, essa empresa irá melhorar a experiência com sua rede de revendedores por meio de uma maquininha customizada”, completou o portal.
MundiPagg
Com mais de sete mil lojas virtuais na sua carteira, a MundiPagg é responsável pelo processamento de 40% das transações do varejo online brasileiro – a Startup é especializada em meios de pagamentos para o setor eletrônico. Gigantes como Americanas.com, Submarino e Lojas Renner estão entre seus clientes, aponta Rodrigo Terpins
A fintech é a primeira plataforma do país a transacionar bitcoins. De acordo com o CEO da Mundipagg, João Barcellos, o comércio deve sempre buscar a facilidade nos pagamentos.
Stone
A Stone é uma empresa de adquirência de meios de pagamentos, que tem por intuito aperfeiçoar a vida dos comerciantes brasileiros, explica o varejista Rodrigo Terpins. A Startup sabe que a experiência de pagamentos é fator crítico na experiência de compra – e que esta, por sua vez, “é crucial na percepção de uma marca”, salientou o site E-Commerce News.
“Com o uso de diversos meios de captura, processamos a transação realizada com cartões de crédito e garantimos o pagamento ao lojista. Além disso, oferecemos serviços para aumentar as vendas de nossos clientes e melhorar o controle de seus recebimentos. Não basta uma empresa ter um site bonito, de fácil navegação e excelentes produtos se o pagamento não for simples e rápido”, ponderou o diretor de relações institucionais da Stone, Augusto Lins.
Equals
A Equals é uma fintech que atua no gerenciamento relacionado às compras realizadas por cartão de crédito e débito. A Startup possibilita que o departamento financeiro de uma empresa do varejo tenha “controle e visibilidade sobre seus recebíveis, disponibilizando informações confiáveis, mais produtividade, melhores práticas e controles nas atividades”, enfatizou o portal de E-Commerce.
Nibo
A Nibo foi fundada em 2012, ela desenvolveu uma plataforma online de controle financeiro voltada para empresas de pequeno e médio porte. Rodrigo Terpins reporta que o software permite o gerenciamento de rotinas como pagamentos de fornecedores, fluxo de caixa, contatos com clientes, contas bancárias, bem como, emissão de nota fiscal. De acordo com o E-Commerce News, “todos os dados são exibidos em relatórios, o que faz os processos serem facilmente controlados pelo empresário. Ainda segundo o site de conteúdo sobre comércio eletrônico, “a empresa opera no modelo SaaS, que, por meio de computação na nuvem, utiliza sites para oferecer serviços online”.
Atualmente, o número de empresas de pequeno porte que utilizam a plataforma do Nibo passa de 50 mil, frisou o Portal.
Website: http://www.terpins.com.br