O SEO (otimização de site para buscadores) é uma das estratégias essenciais para quem quer e precisa marcar presença relevante no ambiente online, seja para quem tem um site e-commerce, blog ou site de notícias. Muitas empresas recorrem a agências de marketing digital e a consultoria SEO para terceirizar esse tipo de serviço, porém, tem bastante gente que procura seguir as boas práticas por conta própria e comete erros.
Em vez de posicionar o site organicamente, gerar leads ou visitas no site, usará as estratégias de maneira incorreta, prejudicando os negócios. Até porque o Google sempre atualiza seus algoritmos, então é preciso estar atento.
Henrique Troitinho, CEO da agência Score Media , vencedora do prêmio Winner International 2017 e do ABCOMM 2016, lista cinco erros mais comuns, entre básicos e mais avançados. Comprar domínios extensos é uma prática que já funcionou, mas nos dias atuais agrega pouco valor, podendo gerar punições, além de ser pouco agradável para os usuários.
O segundo erro, é acreditar que, apenas investir em layouts responsivos será o suficiente. Em sua consultoria SEO, Troitinho afirma que é preciso levar em consideração a velocidade, não adianta investir neste tipo de tecnologia, se o site demorar para carregar no smartphone do usuário, comprometendo a experiência e o posicionamento orgânico.
Desconsiderar os sinais sociais é o terceiro erro cometido, deixar de instalar plugins sociais e de compartilhamento, pode deixar o site atrás de concorrentes que o fazem. A meta description continua sendo um fator importante de rankeamento indireto de SEO e deixar de preenchê-la é o quarto erro. Uma meta descrição bem preenchida aumentará a taxa de cliques (CTR) e o tráfego orgânico.
Segundo Troitinho, o quinto erro ainda é visto entre seus clientes de Consultoria de SEO, que é preencher o campo de meta keywords. Atualmente, apenas o buscador Bing ainda o considera e sua relevância é quase nula. Além de saber as boas práticas de SEO, é preciso estar por dentro das atualizações para não cometer estes erros na hora de buscar posicionamento orgânico no e-commerce, blog ou site. Por isso, considerar contratar uma consultoria de SEO é relevante para os negócios.