14.3 C
São Paulo
25/ 09/ 21
Inicio Mercado As cores como atalhos para marca na mente do consumidor

As cores como atalhos para marca na mente do consumidor

Uma identidade visual clara e bem definida não é apenas uma questão estética. Pode ser um fator de decisão para o consumo

0
694
As cores como atalhos para marca na mente do consumidor
SB post

A oferta de bens de consumo, produtos e serviços é gigantesca e permanece em constante expansão. A cada dia, surgem novas empresas e profissionais dispostos a utilizar seus conhecimentos e recursos para transformar seu público-alvo em público consumidor. Mas, com tantas opções disponíveis em todos os setores do mercado, o que faz uma pessoa decidir por um determinado produto? Qual é a característica que funciona como o diferencial de uma empresa na hora de atrair o seu público?

Há décadas, os profissionais do marketing, publicitários, propagandistas e comunicadores em geral tentam responder essas perguntas, mas uma pesquisa realizada por uma comunidade de designers de toda a América Latina constatou que um elemento muito simples pode ser considerado um fator de decisão para o consumo da maioria das pessoas: as cores.

O estudo da We Do Logos apontou que 93% das pessoas observam o aspecto visual para comprar e 84,7% acreditam que a cor é o fator mais importante para escolher um produto. “A pesquisa trouxe em números o que os bons profissionais do marketing, do design e da comunicação já sabem e praticam. As cores fazem, sim, toda a diferença!”, comenta Gilnei Silva (http://gilneisilva.com/), designer gráfico e empresário especialista em identidade visual.

O poder das cores no marketing

Gilnei Silva destaca ainda algumas campanhas de empresas que souberam usar tão bem o poder e a influência das cores, que se tornaram grandes exemplos de marketing bem-sucedido.

A primeira delas é o Banco Itaú. Em 2011, a instituição foi escolhida pelo jornal britânico Financial Times e o IFC (International Finance Corporation) como o banco mais sustentável do mundo. Para comemorar a premiação, o Itaú reutilizou uma campanha de 2006 que reforça algumas lições sobre a importância do branding e da identidade visual. Mesmo sem mostrar seu logotipo sequer uma única vez nessa campanha, nem citar o próprio nome da instituição, não restam dúvidas para o consumidor sobre qual é o banco em questão. Isso só se torna possível porque o uso intenso da cor laranja está presente ao longo de todo o material de vídeo que compõe a campanha.

Outro exemplo do poder de influência das cores no marketing de uma empresa é o caso da empresa de cosméticos Mary Kay. Gigante do setor, a Mary Kay chegou tímida ao Brasil e hoje já conta com mais de meio milhão de revendedoras e uma estimativa de faturamento que beira os R$ 500 milhões ao ano. De fato, os números são expressivos, mas para o grande público, o que chama a atenção é o rosa. A Mary Kay possui uma política de premiação para suas revendedoras que, ao alcançarem uma determinada meta, ganham um carro cor-de-rosa. Os modelos de veículos variam, mas para quem os vê em circulação nas ruas, a associação com a marca é imediata, mesmo sem nenhuma outra identificação visual e mesmo que não seja um carro da Mary Kay, tamanho o investimento em identidade visual feito pela marca.

Como usar as cores a favor de uma empresa?

Embora a mesma pesquisa da We Do Logos aponte ainda que dois terços das pessoas deixariam de comprar um determinado produto se não o encontrarem na cor desejada, utilizar as cores para favorecer uma marca não é um processo aleatório. A combinação errada ou uma paleta mal escolhida pode surtir justamente o efeito contrário e desencorajar o consumidor.

Cada cor é capaz de desempenhar diferentes papéis na percepção dos indivíduos, despertando emoções e sentimentos positivos ou negativos. Enquanto o amarelo mostra clareza e estimula as pessoas a serem mais comunicativas, o azul denota calma, segurança e confiança. E esse é apenas um dos exemplos.

“Os profissionais do marketing vêm usando esse conhecimento adquirido a partir da análise das cores há muito tempo e os resultados obtidos são gratificantes. A identidade visual de uma marca mostra a importância que ela atribui ao seu público e o capricho que ela tem na sua relação com ele”, finaliza Gilnei Silva.

Conheça o Estúdio Gilnei Silva

Gilnei Silva é designer gráfico e especialista em todos os elementos que compõem a identidade visual: logotipo, cores, tipografia e embalagem. Com mais de 20 anos de atuação no segmento, seu trabalho é a prova de que a identidade visual corporativa bem desenvolvida é a chave para abertura de bons e novos negócios. Para saber mais, acesse o site http://gilneisilva.com/.

Website: http://gilneisilva.com/

Conheça o portal de anúncios: Será que tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome