O tipo criativo-artístico por Roberto Assagioli

0
530
O tipo criativo-artístico por Roberto Assagioli
SB post

Introdução ao Tipo Criativo-artístico

O Tipo Criativo-Artístico é um post que pretende mostrar as características principais desse tipo tão interessante.

Pequena Biografia do Autor Roberto Assagioli

Roberto Assagioli nasceu em 1.888, em Veneza. Médico especialista em neurologia e psiquiatria, foi fundador da Psicossíntese, corrente que integra técnicas psicológicas de diferentes linhas e que tem o homem como ponto central. Propõe em seus ensinamentos a união dos dois hemisférios cerebrais (razão e intuição) assim como a síntese cultural dos dois hemisférios do globo terrestre, possibilitando a abertura da totalidade do ser em busca da harmonia interior e na relação com o universo.

O Tipo Criativo-Artístico

Algumas considerações do Autor a respeito

Aqui, ele define a harmonia como a principal característica do Tipo Criativo-Artístico. Entende que ela é a tarefa radical e complexa de criar ordem no caos.

A característica do Tipo Criativo-Artístico é a harmonia. Quando a harmonia é conseguida, o resultado é a manifestação da beleza. No mundo humano, a harmonia não é preexistente, mas, sim, o resultado de um conflito árduo, frequentemente muito demorado e penoso. É a meta, atingida através de intensos esforços para modelar, refinar, misturar e fundir muitos elementos previamente desconexos ou antagônicos; é a tarefa radical e complexa de criar ordem no caos.

Já aqui, ele discorre sobre a beleza, a estética e a arte do Tipo Criativo-Artístico.

No mundo físico, os indivíduos do Tipo Criativo-Artístico demonstram uma apurada apreciação do belo e um excelente senso de cor e, em consequência, muito bom gosto. Seu amor pela beleza física e seu desejo de criar tende a intensificar seus desejos e impulsos sexuais. As manifestações desses impulsos são geralmente refinadas; a expressão do instinto está combinada com uma fascinação pela beleza e qualidade estéticas. Esse tipo tende a transformar o amor sexual, bem como todos os outros processos da vida, em uma arte refinada.

Por outro lado, ele também analisa esse tipo e a sua reação ao ambiente.

Sob esse aspecto, podem ser considerados como introvertidos no nível emocional. É também verdade, no entanto, que eles são extremamente sensíveis a impressões do mundo externo e à influência de outras pessoas. São extremamente influenciados pelo ambiente em que vivem, facilmente perturbados pela desarmonia, feiura e vulgaridade.

Segundo Roberto Assagioli a mentalidade é combater a estupidez e cegueira que impedem a harmonia no mundo.

A tendência mental principal é harmonizar, abranger, unificar e aperfeiçoar. Mas, o contraste entre a beleza do ideal e as condições prevalecentes, que impedem a sua realização no mundo, facilmente excita seu instinto a combater a estupidez e cegueira dos responsáveis por esse equívoco.

A intuição , a transitoriedade e o símbolo, segundo Roberto Assagioli.

Nos representantes mais desenvolvidos do Tipo Criativo-Artístico, a intuição é muito ativa e usada principalmente para compreender o verdadeiro significado que subjaz às aparências e aos eventos exteriores. O tipo criativo adota, consciente ou inconscientemente, como seu lema a afirmação profundamente intuitiva de Goëthe, de que “tudo o que é transitório é apenas símbolo “e está sempre em busca do significado oculto em todas as coisa que percebe.

O Autor mostra também as variadas facetas da personalidade do Tipo Criativo-Artístico.

A personalidade desse tipo é dotada de muitas faces, variadas e voláteis, portanto enigmáticas e difíceis de compreender. Nenhum quadro estático ou “instantâneo” pode dar-lhe uma representação verdadeira; precisamos de um filme inteiro para captar e reproduzir seus aspectos mutáveis em rápida sucessão.

Roberto Assagioli mostra como sonho e realidade impactam o Tipo Criativo-Artístico.

A personalidade do Tipo Criativo-Artístico é usualmente rica em fantasias, sonhadora e não prática; tende a evadir-se da cruel realidade dos fatos e a fabricar um mundo de fantasia para nele viver. Com frequência, essas pessoas são extravagantes, sem nenhum senso do valor real do dinheiro ou das posses; tendem a ser caprichosas e irrefletidas.

Ele faz também algumas considerações sobre as qualidades Transpessoais do Tipo Criativo-Artístico.

As qualidades transpessoais do Tipo Criativo-Artístico são: intuição, profunda compreensão humana, solidariedade, uma aguda percepção de contrastes, que produz um senso sutil de humor e, um “descontentamento divino”, que sempre o motiva a crescer, evoluir, aperfeiçoar-se, criar formas cada vez mais belas e refinadas. Seu lema poderia ser “buscar incessantemente”. Quando espiritualmente desperto, um indivíduo desse tipo tem grandes dons de iluminação e uma verdadeira inspiração espiritual.

Aqui, ele cita dois grandes exemplos do Tipo Criativo-Artístico muito famosos.

O Tipo Criativo-Artístico – Leonardo Da Vinci
O Tipo Criativo-Artístico – Leonardo Da Vinci
O Tipo Criativo-Artístico – William Sheakspeare
O Tipo Criativo-Artístico – William Sheakspeare

Exemplos do Tipo Criativo-Artístico são facilmente lembrados: Shakespeare que, com o toque mágico de seu gênio criativo transformou todas as pessoas e situações que encontrou na história ou na fábula, permeando-as com vitalidade deliciosa, emprestando-lhes intensa e reanimada expressão dramática; Leonardo da Vinci, com sua extraordinária capacidade de fundir significados sutis e misteriosos nos retratos e paisagens que pintou; e muitos outros indivíduos de menor estatura encontrados no mundo da arte.

Trechos extraídos do livro OS 7 TIPOS HUMANOS – O PODER DAS MOTIVAÇÕES PROFUNDAS de ROBERTO ASSAGIOLI – o fundador da psicossíntese – Editora Totalidade, SP ,1995.

Se quiser saber mais sobre Astrologia clique aqui.

Se quiser saber mais sobre minhas coletâneas clique aqui.

Se quiser saber mais sobre Roberto Assagioli clique aqui.

Se quiser saber mais sobre o livro Os Sete Tipos Humanos clique aqui.

Este texto foi desenvolvido pelo Blog Wilson Rosa.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome