Mercado livreiro confirma tendência de recuperação no 4º período de 2018, mostra Painel SNEL/Nielsen

Performance positiva desse mesmo período em 2017 se manteve em 2018

0
592
Mercado livreiro confirma tendência de recuperação
SB post

O quarto período do mercado livreiro analisado em 2018* manteve performance positiva em relação a 2017.

Comparadas ao mesmo intervalo no ano passado, as vendas de livros no país tiveram aumento de 13,95% em faturamento e de 11,51% em volume.

No acumulado do ano**, o mercado permanece com um bom desempenho, crescendo 9,33% em volume e 14,22% em valor, no comparativo com 2017. Um dos destaques no acumulado é a queda do desconto médio, de 3,6 p.p., que indica melhora na margem do varejo.

“Mesmo com uma política de desconto mais conservadora, as vendas de livros continuam aquecidas. O próximo período vai refletir os números do Dia das Mães, uma data importante para o varejo. O mercado deve continuar pensando em estratégias para manter esse ritmo e confirmar um primeiro semestre de crescimento acima da inflação”, comenta Ismael Borges, líder da Nielsen Bookscan Brasil.

Esses são alguns dos dados do 4º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2018, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes. Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

* T. Mercado – Período 04: 2017 (27/03 a 23/04/2017) x 2018 (26/03 a 22/04/2018)
** T. Mercado – Acumulado WK01 / WK16: 2017 (02/01 a 23/04/2017) x 2018 (01/01 a 22/04/2018)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

SOBRE O SNEL – Criado em 1940, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.

CONTATO COM A IMPRENSA
Gabriela Leal – Assessora de Comunicação
assessoriacomunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290 3477

SOBRE A NIELSEN – Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de medição e análise de dados que fornece a visão mais completa e confiável sobre os consumidores e os mercados ao redor mundo. Nosso enfoque une dados Nielsen com informações de outras fontes para auxiliar nossos clientes globalmente a entender o que está acontecendo agora, bem como no futuro, e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen tem proporcionado informações e análises com base em rigor científico e inovação, desenvolvendo continuamente novas formas de responder às questões mais relevantes sobre as indústrias de mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 empresas mais importantes na Standard & Poors, a Nielsen está presente em mais de 100 países, representando 90% da população mundial. Para saber mais, visite: www.nielsen.com.

CONTATO COM A IMPRENSA
Angélica Vargas – Comunicação Externa Brasil
angelica.vargas@nielsen.com / (+55 11) 4613718

Website: http://www.snel.org.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome