Em SJC, Museu do Folclore começa a mostrar seu acervo na internet

0
662
Lázara Camargo sorri diante de presépio feito por ela, que também integra a exposição temporária. - Foto: PMSJC
SB post

Acompanhando tendência adotada por museus em diferentes partes do mundo, que passaram uma disponibilização de informações públicas sobre suas reservas técnicas, o Museu do Folclore de São José dos Campos adotou um procedimento para começar uma demonstração, de maneira presencial e virtual, de mais de mil objetos que integram o seu acervo.

O primeiro passo foi dado com uma montagem da exposição temporária ‘Presépios do Vale’, com 26 presépios da reserva técnica, de diferentes figuras do Vale do Paraíba. Uma mostra ocupada do espaço da exposição permanente do Museu do Folclore e os objetos também podem ser vistos pela internet.  Confira aqui  alguns presépios do acervo.

“Como exposições temporárias e divulgação pela internet são formas de aproximar o público do acervo do museu, uma vez que é uma estrutura atual da reserva técnica não permite as visitas”, explicou uma museologia do Museu do Folclore, Ana Silvia Bloise. “Essa é uma primeira de outras exposições temporárias que pretendem realizar ao longo do ano”, afirmou.

Além dos presépios, outros objetos da cultura popular fazem parte da reserva técnica do museu.

Boa parte dos objetos também integram o ‘acervo didático’ da reserva. São 710 objetos que podem ser emprestados em comunidade, geralmente para escolas ou instituições que desejam realizar trabalhos ligados à cultura popular. “Com uma divulgação do material por internet é possível otimizar a sua utilização”, disse Ana Silvia.

Exposição

Um expositor “Presépios do Vale”, obras de Lázara Camargo Santana, Eugênia da Silva, Maria Benedita dos Santos (Dona Lili), Maria da Graça e Silva, Maria Benedita Vieira (Mudinha), Luiz Paulo Ragazini e Reinaldo de Oliveira Paula (de São José dos Campos); Benedito Gomes (Seu Dito), Maria Luiza Santos Vieira, Josiane Sampaio (Josie), Maria Cândida Santos, Vagner Campos, Edith Alves dos Santos e Ismênia Aparecida dos Santos (de Taubaté) e Mariana e NAF (de Pindamonhangaba).

A mostra também acontece em homenagem a Luiz Paulo Ragazini e Mudinha, falecidos neste ano. Ela pode ser visitada até o dia 4 de fevereiro de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e sua administração e eficácia no Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização social sim aleatórios lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC

Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7318

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome