Confira abaixo o que cada instituição preparou:
Museus
No domingo, o Museu da Imagem e do Som (MIS) trará ao público uma mostra gratuita com três filmes do cineasta Pedro Almodóvar. Especialista em criar figuras maternas envolventes e complexas, todos longas retratam mães fortes e emblemáticas. Serão exibidos “Volver”, às 15h00; “Julieta”, às 17h30; e “Tudo sobre minha mãe”, às 19h30. As sessões são gratuitas, sendo necessário retirar o ingresso uma hora antes das sessões, na recepção do museu.
A partir das 11h do sábado, o Museu Afro Brasil inaugura a exposição “Isso É Coisa de Preto – 130 Anos da Abolição da Escravidão” que retrata mulheres e homens negros que marcaram época na história brasileira. Além disso, visitantes poderão ainda conferir outras cinco mostras que estão em exposição. Mais detalhes em www.museuafrobrasil.org.br.
Música, teatro e artes visuais serão reunidos no espetáculo “Pinacanção”, na Pinacoteca, no domingo. Na narrativa, dois personagens se encontram na Pinacoteca e, em meio a canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura. A atividade é gratuita, com início às 15h00 e, para participar, basta retirar os ingressos a partir das 14h30 na entrada do auditório. No mesmo dia, das 11h às 15h, o “Pinafamília” leva visitantes de todas as idades para conhecer o acervo do museu. Mais informações no site www.pinacoteca.org.br.
Quem também preparou atividade especial foi o Museu do Futebol, que promove a oficina de “Marca Páginas”. Os participantes poderão produzir um presente em homenagem à mãe e à pessoa especial. A atividade é gratuita.
O Museu da Casa Brasileira, com entrada gratuita aos sábados e domingos, apresenta no dia 13 Carlinhos Antunes e a Orquestra Mundana Refugi. A partir das 11h, o espetáculo contará com músicas do Brasil, Palestina, Irã, Guiné e Congo no repertório. Ainda, os visitantes podem aproveitar para conhecer a exposição “Design Aerodinâmico – Metáfora do Futuro”, com mais de 250 objetos do estilo streamline – também conhecido como streamform ou streamlining. Mais informações sobre a programação no site www.mcb.org.br.
Bibliotecas
Durante o final de semana, as Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos prepararam atividade de contação de histórias. No sábado, às 11h, acontece o “Lê no Ninho” e, no domingo, às 16h, a “Hora do Conto”. O intuito, dessa forma, é aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças.
Além disso, as mães que gostam de literatura poderão acompanhar um bate-papo com o escritor Jacques Fux, autor do livro “Nobel”, que acaba de ser lançado pela Editora José Olympio. O projeto “Segundas Intenções” acontece no sábado, às 11h, na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
OSESP
A Osesp se apresenta na Sala São Paulo nos dias 10 e 11 de maio, às 20h30, e 12 de maio, às 16h30. A orquestra estará sob regência de Marin Alsop e com participação do suíço Emmanuel Pahud, considerado um dos maiores flautistas do mundo. O repertório traz peças de Wolfgang Amadeus Mozart, Robert Fobbes, Leonard Bernstein e Nikolai Rimsky-Korsakov. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br.
Já no domingo, a Sala São Paulo recebe, às 11h00, a Orquestra Juvenil de Heliópolis para sua série de concertos matinais. Sob regência de Edilson Ventureli, eles apresentam um repertório com composições de Antônio Carlos Gomes e Robert Schumann. A apresentação é gratuita e os ingressos ficam disponíveis para retirada na bilheteria do 1º subsolo a partir de segunda-feira, 7 de maio, limitados a quatro por pessoa. Confira a programação da Sala São Paulo em www.salasaopaulo.art.br.