Pela primeira vez realizado em dois domingos seguidos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 teve um baixo número de candidatos desclassificados. No dia em que os estudantes fizeram as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, 273 participantes foram eliminados.
Desse número, 264 saíram por descumprimento das regras previstas no edital do Enem; outros nove acabaram retirados pelo monitoramento por detector de metais. Em comparação com o exame anterior, realizado em 2016, o número de eliminados é bem menor. No ano passado, ao final do primeiro dia, foram 3.942 eliminações; outras 4.780 ocorreram no segundo dia.
Dois participantes saíram do ambiente de avaliação com o caderno de prova antes do horário permitido. Um deles já foi identificado e eliminado. Uma sala em Teresina (PI) e outra em Uruaçu (GO) apresentaram problemas de energia, e os participantes terão nova oportunidade a ser divulgada pelo Ministério da Educação.
“Tudo ocorreu bem, tendo em vista a magnitude do exame”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho, em entrevista coletiva realizada logo após as provas. Na visão dele, o número baixo de ocorrências no primeiro dia de exame se traduz em mais tranquilidade para os estudantes que participaram dos testes.
Dados preliminares
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o primeiro dia de avaliação registrou 30,2% de abstenção. Dos 6.731.344 inscritos, compareceram aos locais de prova 4.325.823 participantes. Em 2016 foram 8.363.306 inscritos, com 29,19% de abstenção.
Os dados preliminares foram divulgados nesta noite pelo ministro da Educação, pela presidente do Inep, Maria Inês Fini, e pela diretora de Gestão e Planejamento do instituto, Eunice Santos.
Até as 13h deste domingo, 84,6% dos candidatos inscritos haviam acessado o cartão de confirmação. O documento disponibiliza o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados.
Atendimento especializado
Aproximadamente 3 mil candidatos foram inscritos no processo de avaliação como surdos. Desses, cerca de 1.700 fizeram uso de uma novidade na aplicação especializada: a videoprova traduzida em língua brasileira de sinais. Neste caso, as salas de prova comportam 20 participantes. Os outros 1.300 realizaram as provas com auxílios tradicionais de tradutores, em salas com seis participantes.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Educação e do Inep