Assim como o corpo precisa de exercício para manter a musculatura fortalecida, o cérebro também precisa estar em atividade constante, e ler é uma das formas mais eficazes de fortalecer nossa ‘massa cinzenta’.
Enquanto as gerações mais antigas só podiam contar com materiais impressos para isso, hoje em dia é possível praticar o hábito da leitura em sites que disponibilizam textos online.
Além dos ambientes das Salas de Leitura da rede estadual de ensino, a lista abaixo da Universia Brasil oferece plataformas online para ler gratuitamente:
Literatura de Cordel: site disponibiliza mais de duas mil obras;
Obras de Machado de Assis: domínio público tem mais de 300 títulos do autor;
Livros e jornais: USP disponibiliza mais de 3 mil matérias da Biblioteca Brasiliana;
Literatura clássica: Biblioteca Britânica tem portal com manuscritos raros;
Livros de arte: MET Museum tem download de mais de 400 obras;
Empreendedorismo e negócios: FGV libera acesso a mais de 10 mil títulos.
Incentivo à leitura na rede estadual
A rede estadual de São Paulo mantém diversos projetos de incentivo à leitura e acervo variado de livros nas unidades. O programa Sala de Leitura é referente aos ambientes pedagógicos interdisciplinares onde os estudantes contam com livros, jornais, revistas e conteúdo audiovisual, como DVDs e CDs.
Além da leitura, os professores costumam utilizar esses espaços para criar oficinas de contação de histórias, clubes de leitura, teatro, jogos lúdicos, entre outros projetos.
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?