Ler: um hábito que deve ser estimulado desde a infância

Em um mundo cada vez mais tecnológico, cultivar nas crianças o gosto pelos livros parece um grande desafio. Pais e educadores devem juntar forças para alcançar esse objetivo

0
698
Ler: um hábito que deve ser estimulado desde a infância
SB post

A leitura é uma das maiores aliadas para o aprendizado de uma criança, pois possibilita a consolidação da fluência na língua, ajuda na interpretação de texto, além de ser extremamente importante para que um jovem/adulto possa ter participação ativa na comunidade, na economia e na vida pessoal. No entanto, ler é uma prática distante da realidade brasileira.

Segundo a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2016, o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de exemplares lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. Adolescentes entre 11 e 13 anos são os que mais leem por gosto (42%), seguidos por crianças de 5 a 10 anos (40%). O estudo também revela que 67% da população não contou com alguém que o incentivasse o hábito de ler, enquanto 33% tiveram influência da mãe ou de algum representante do sexo feminino (11%), seguida pelo professor (7%).
Para Rosa Cavalcante, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Le Petit Galois, ler é uma prioridade. “É imprescindível despertar na criança esse gosto pela literatura. Temos um repertório incrível de autores e isso nos permite trabalhar de várias formas o encantamento das histórias e as possibilidades que proporcionam”, afirmou a coordenadora.

A leitura é um dos principais estímulos que pais e educadores podem oferecer à criança. “Quando o adulto lê em voz alta, ele possibilita ao pequeno a construção de significados daquilo que é escutado. Gradativamente essa potencialidade vai sendo alimentada. Além de otimizar o processo de aquisição da linguagem, a leitura favorece o vínculo afetivo entre crianças e adultos, fortalece a estrutura psíquica e emocional desde cedo e, consequentemente, amplia as suas habilidades cognitivas”, explica Cavalcante.
Entre as dicas para estimular o hábito de ler, é fundamental que o livro faça parte do dia a dia da criança. “Para isso, é importante permitir seu acesso, visitar livrarias, bibliotecas, feiras e gastar algum tempo nesses locais, sem pressa, para que eles possam escolher uma leitura atraente, interessante, e, sempre que possível, indicar sugestões, sem transformar isso em uma obrigação”, orienta a professora. Outra sugestão é começar estabelecendo uma quantidade mínima de páginas por dia, ou estipular um tempo determinado. “Com isso, cria-se um ritmo de leitura e faz com que os livros sejam devorados mais rapidamente, dando oportunidade para novas histórias”, afirma a coordenadora.

Tornar a leitura interessante em um mundo tecnológico é também o desafio de Camilla Osiro, professora de Literatura do ensino médio do Galois. “Em vez de ficar batendo na mesma tecla, falando que o livro é sempre melhor que todas essas opções, eu tento mostrar que as histórias que eles vêem em novelas, filmes ou seriados são tão interessantes quanto as que têm no livro. Se antigamente não existia essa grande variedade de comunicação, eram essas obras a grande fonte de entretenimento”, defende Camilla. Para estimular a leitura dos clássicos, por exemplo, a professora usa a criatividade na sala de aula, com toques de drama, suspense, humor e romantismo. “Eu não só conto a história como também enceno e incorporo as personagens. Faço entonação de voz, destaco o drama, os diálogos, mudo a postura… É encenação pura. Um verdadeiro espetáculo. Os alunos participam, batem palmas e entram na história. Isso ajuda muito a memória visual e, com certeza, desperta o interesse do leitor. Tenho vários casos em que os estudantes saem da sala de aula e vão direto para biblioteca ou livraria ler a história completa. Quando conseguimos este resultado, esta motivação, é fascinante”, conclui Camilla.

Website: http://www.galois.com.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome