Glossário traz conhecimentos essenciais de geografia humana e econômica

Especialistas no campo se juntaram para alinhavar ideias em 41 verbetes que abrangem temas essenciais do pensamento geográfico

0
533
SB post

A geografia pode ser considerada uma ciência humana de base, já que em seu cerne está o estudo das relações entre homem e espaço. É para mergulhar nos variados desdobramentos desse campo do conhecimento que a Editora Unesp traz a lume o Glossário de geografia humana e econômica, com 41 verbetes escritos por 29 especialistas no assunto.

“É possível afirmar que, no mundo acadêmico brasileiro, no que concerne à área da Geografia, há uma carência de obras de referência que contenham o conhecimento geográfico de maneira resumida e que sirvam de base para o apontamento de estudos mais aprofundados”, aponta o organizador da obra, Eliseu Savério Sposito. “Por essa razão, apresentamos este glossário, que tem como objetivo mostrar um conjunto de palavras-chave das subáreas da Geografia Econômica e da Geografia Urbana para que pesquisadores e estudantes tenham suas motivações na elaboração de questões e projetos e desvendem, com suas metodologias, temas de maneira mais verticalizada.”

Há termos que se articulam para examinar desde a cidade e o urbano, passando por conceitos de cidade, cidade média, cidade pequena, cidade-região, espaço urbano e espaço público, por exemplo, até aspectos importantes da Geografia Industrial, do pensamento e do conhecimento geográficos, como espaço, pós-modernidade, temporalidade e violência.

“Mesmo que não estejam contemplados todos os conceitos importantes para essas subáreas da Geografia, os termos apresentados cobrem uma gama importante que poderá auxiliar tanto pesquisadores iniciantes quanto pessoas que se dedicam ao ensino ou aos primeiros passos para a compreensão do pensamento geográfico”, sublinha Sposito.

Sobre o organizador – Eliseu Savério Sposito é geógrafo, mestre e doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, livre-docente pela Unesp, pós-doutorado pela Universidade Paris I – Sorbonne-Panthéon. Foi editor da Revista Geografia da Unesp, do Caderno Prudentino de Geografia e da Revista Terra Livre. Entre outras obras, publicou, pela Editora Unesp, Geografia e filosofia – Contribuições para o ensino do pensamento geográfico (2004) e Redes e cidades (2008).

Título: Glossário de geografia humana e econômica
Organizador: Eliseu Savério Sposito
Número de páginas: 492
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 64,00
ISBN: 978-85-393-0700-5

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Website: http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788539307005,glossario-de-geografia-humana-e-economica

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome