Gestão financeira traz soluções para profissionais que atuam na Gig Economy

Milhões de pessoas da buscam atividades na Gig Economy como nova fonte de renda, mas é preciso tomar alguns cuidados para ter sucesso

0
984
SB post

A possibilidade de trabalhar como autônomo, seja em vendas diretas, com aplicativos de transporte ou prestando serviços, atrai cada vez mais profissionais no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, o número de pessoas trabalhando como seus próprios chefes alcançou os 21,8 milhões.

O IBGE classifica trabalhador por conta própria as pessoas que desenvolvem individualmente uma atividade econômica e não possuem funcionários, englobando de vendedores ambulantes a advogados, e atingindo diretamente pessoas que estão trabalhando na chamada Gig Economy, como os motoristas de aplicativos de transporte. Em 2017, a Prefeitura de São Paulo divulgou o número de carros particulares que circulam oferecendo serviços de transporte pelos apps, são 50 mil motoristas e 38 mil taxistas credenciados.

Segundo a Head de Marketing da Intuit Brasil, Juliana Barbiero, o profissional autônomo não pode deixar de administrar sua atividade profissional, como uma empresa. “Além de gerenciar clientes e vendas é fundamental não misturar as finanças pessoais com as do negócio, para garantir uma boa saúde financeira. No caso dos motoristas credenciados em apps, além da separação destas finanças, é necessário saber o quanto investir no próprio veículo, que é o recurso utilizado para captação de novos clientes e impacta na qualidade da prestação do serviço”, diz Barbiero.

Para os empreendedores e profissionais autônomos, essa separação de finanças pode ser o maior desafio e, por esse motivo, o ideal é que busquem alternativas de softwares para realizar um eficiente controle do orçamento. O QuickBooks, sistema de gestão financeira da Intuit, oferece soluções que facilitam e otimizam o dia a dia desses profissionais, para que eles possam controlar as finanças e terem mais tranquilidade para focar esforços na aquisição e gestão da sua carteira de clientes.

A Intuit separou quatro ações importantes para os empreendedores adotarem e conquistarem um controle de fluxo de caixa eficiente:

  • Calcule o lucro do seu negócio

Dessa maneira é possível fazer investimentos, entender o capital de giro, planejar férias, sem ficar no vermelho.

  • Crie reservas mensais

Para estar prevenido para possíveis mudanças econômicas ou outros imprevistos, crie um fundo de reserva que não possa ser utilizado para as contas rotineiras, somente em casos de emergência.

  • Tenha o controle financeiro na palma das mãos

Crie uma rotina, mantenha a disciplina e separe os gastos do negócio dos pessoais, incluindo todas as despesas domésticas e familiares.

  • Faça uso da tecnologia a seu favor

Com a utilização de programas on-line, como o QuickBooks, é possível ter acesso ao orçamento diretamente no aplicativo, além de salvar documentos e comprovantes importantes diretamente na nuvem, sem gastar a memória do celular. Assim, é fácil manter o controle financeiro em qualquer lugar em que estiver.

 

“A gestão financeira manual ou por planilhas demanda muito tempo do profissional autônomo. Com a utilização do QuickBooks, também disponível em aplicativo, esses profissionais otimizam essas horas e passam a utilizá-las de maneira mais estratégica, priorizando o gerenciamento e captação de novos clientes, o que gera lucros e aumenta a receita do negócio. Ter a possibilidade de atualizar seu fluxo de caixa de qualquer lugar facilita a organização do profissional que trabalha na rua e precisa de agilidade para realizar a gestão financeira”, afirma Barbiero.

Website: https://quickbooks.intuit.com/br/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome