Em fundações, no caso de haver mais de uma solução tecnicamente viável, busca-se aquela que será mais econômica e com menor tempo para ser executada.
Com os avanços tecnológicos na construção civil, passam a existir várias soluções de fundações estruturais nos grandes e pequenos portes tanto para obras residenciais como comerciais.
Em fundações, no caso de haver mais de uma solução tecnicamente viável, busca-se aquela que será mais econômica e com menor tempo para ser executada.
Este estudo tem o intuito de apresentar um comparativo entre a execução de estaca do tipo Hélice Contínua versus estaca do tipo Strauss ou Trator Encamisado de um projeto de obra de fundação de pequeno porte.
ESTUDO COMPARATIVO
Esse comparativo foi realizado a partir de um projeto de obra localizado na cidade de São José dos Pinhais no Paraná e possuindo caráter residencial.
O empreendimento foi um edifício residencial com 4 pavimentos e uma área de construção de aproximadamente 940m².
O solo predominantemente da obra foi composto de argila arenosa com realização de 3 pontos de sondagem.
MÉTODO COMPARATIVO
O projeto inicial da obra indicava execução da estaca Strauss ou Trator Encamisado e conforme o projeto elaborado pelo engenheiro calculista dessa obra para atender as cargas admissíveis com a estaca Strauss ou Trator Encamisado, foram projetados 103 estacas, sendo 80 estacas com o diâmetro de 30cm e 23 estacas com o diâmetro de 40cm.
Para efeitos comparativos para o mesmo tipo de solução estrutural foi elaborado um projeto com a solução de estaca Hélice Contínua de pequeno porte determinando a execução de 62 estacas com 30cm.
Com base na análise de carga admissível visando atender as cargas conforme sondagem, o diâmetro de 30 cm (da estaca hélice continua) tem uma carga máxima admissível superior em relação ao da estaca Strauss ou Trator Encamisado, sendo 50% maior e contribuindo assim na diminuição da quantidade de estacas consideravelmente entre os projetos do comparativo.
RESULTADO
O resultado deste comparativo alerta para uma diminuição na quantidade de estacas e blocos quando a escolha for da estaca Hélice Contínua; gerando assim uma economia em aço e concreto a ser utilizado tanto nas estacas quando nos blocos na obra.
Em relação ao concreto a execução da estaca Hélice Contínua necessita o uso de concreto usinado no caso da estaca Strauss ou Trator Encamisado não é necessário porém é importante conhecer as garantias no uso do concreto usinado: como controle tecnológico do concreto, especificações do concreto determinadas pela Norma Brasileira NBR 6122 (brita 0, slump 22 +/- 3, 400 kg de cimento por m³) e também o FCK 20MPA* (resistência característica do concreto número exigido pela norma) informado no projeto da fundação pelo engenheiro estrutural.
Ao contratar o concreto usinado o projeto de estaca Hélice Continua não necessita de mão de obra para preparação do concreto; ao contrário do projeto da estaca Strauss ou trator encamisado que necessita de maior número de mão de obra para executar a obra.
O resultado mais expressivo deste comparativo é a economia de tempo. Para a execução da solução em estaca de Hélice Continua é previsto 02 dias para executar o projeto. No caso de utilizar as soluções de estaca Strauss ao trator encamisado é previsto 30 dias para executar o projeto. Uma diferença de 90% em tempo gasto na obra entre as soluções comparadas.
Com esses resultados do comparativo, a escolha do tipo de fundação ganha mais uma opção nos dias de hoje. É importante avaliar que o custo e tempo para execução de uma fundação variam de acordo com a técnica empregada e também com o perfil do solo onde será construída a edificação.
Mais informações e detalhes deste estudo comparativo de fundação de pequeno porte veja em: https://www.reihelicecontinua.com.br/projetos.php ou você poderá ver o vídeo também em https://www.reihelicecontinua.com.br/videos.php
Website: https://www.reihelicecontinua.com.br