O sistema de ensino ainda presente nas salas de aula é aquele em que o professor é a figura principal, que compartilha seus conhecimentos e espera que seus alunos absorvam tudo que está sendo transmitido. Sabe-se que nem tudo ou grande parte do que o professor fala não é assimilado, isso ocorre por diversas razões, mas principalmente pela não participação efetiva dos alunos nas aulas.
A partir disso, observa-se a importância da aplicação de novas estratégias no ensino para trazer novamente a atenção dos alunos para as salas de aula, despertando neles o interesse em estar presente a aprender.
A aprendizagem cooperativa foi criada com o objetivo de aumentar o interesse dos alunos a partir da participação na transmissão de conteúdos e troca de saberes. Nesse tipo de ensino existe a troca de conhecimentos tanto do professor para com os alunos e vice-versa e, também, dos alunos entre si, a fim de torná-los figuras importantes em seus processos de aprendizagens.
Nessa proposta os professores se preocupam em dar aos seus alunos muito mais do que a transmissão de conhecimentos. Nesse tipo de ensino, o aluno desenvolve outras capacidades que são importantes para a sua formação e preparação para o mercado de trabalho e para a vida, como o trabalho em equipe, a comunicação, a cooperação e a habilidade de compreender situações e encontrar soluções para os problemas.
A comunicação entre os participantes, por exemplo, é a primeira a ser praticada, pois é essencial para que o trabalho aconteça e com o decorrer do desenvolvimento a comunicação se torna mais clara e objetiva.
A cooperação é importante, porque tem como objetivo reunir esforços de cada indivíduo participante para a realização da atividade em comum a partir de métodos consensuais, facilitando a realização do projeto.
E a habilidade de compreender situações e encontrar soluções para problemas se desenvolve na medida em que os projetos em comum vão acontecendo. Os alunos passam a ter que planejar, analisar e criar alternativas caso ocorra alguma coisa fora dos planos; precisam saber lidar com problemas que naturalmente surgem no decorrer dos estudos e, consequentemente, precisam botar a cabeça para pensar em soluções de tais imprevistos, aumentando cada vez mais suas habilidades e capacidades.
Essa metodologia de aprendizagem já é aplicada em algumas instituições de ensino. O Colégio Suíço-Brasileiro é um praticante desse método e o introduz pouco a pouco já na Educação Infantil e o utiliza efetivamente a partir do 2ºano do Ensino Fundamental, com aulas voltadas para o desenvolvimento das habilidades e aprendizagem de seus alunos. São desenvolvidos trabalhos orientados para a prática da aprendizagem em grupo, resolução de problemas e a responsabilidade com o trabalho em equipe. Desenvolve-se então maior motivação, melhora de desempenho cognitivo, uma compreensão mais profunda e um ambiente de estudo mais positivo. Para o Colégio, isso é uma prioridade.
O Colégio Suíço-Brasileiro está localizado em Pinhais. Ligue (41) 3525-9100 e agende uma visita ou visite o site https://chpr.aesb.com.br/ e saiba mais.
Website: https://chpr.aesb.com.br/