Descubra como desmascarar o “Falso Eu” e remover as camadas de autoengano que sabotam sua vida

Na Oficina de Restauração da alma “Identidade Revelada” a psicóloga Thais Thuler dá dicas de como encontrar a sua verdadeira identidade.

0
725
SB post

“As máscaras do “falso eu” não tem a ver com o caráter apenas. Elas são falsas medidas de proteção que precisam ser removidas”, afirma a psicóloga Thais Thuler.

A palestra realizada em Alphaville, no final de fevereiro deste ano, iniciou com uma célebre frase de William Shakespeare: “Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma”. E a pergunta introdutória sobre a questão da identidade traz logo de cara um confronto: Quem é você? Como se tornou quem é hoje?

A jornada do verdadeiro “eu” passa por diversas facetas e muitas vezes a pessoa absorve crenças limitantes devido às experiências que recebeu ao longo da vida toda, desde a infância, e acaba reproduzindo o padrão mental de comportamento de pessoas que se tornaram “referência” ao longo de sua vida.

Dependendo do tipo de informação que se recebe o ser humano vai acumulando “crenças limitantes” que são na verdade resultado de repetições ou de experiência de forte impacto emocional.

O mapa das crenças passa pelo processo:

-Comunicação
-Pensamentos
-Sentimentos
-Crenças: limitantes ou possibilitadoras

O cérebro aprende determinados comportamentos, sejam bons ou ruins, o pensamento é como uma tempestade, formado por uma ampla rede neural. Usar a imaginação “engana” o cérebro, pois ele não sabe o que é real e o que é fantasia, por isso, é importante imaginar coisas boas e não alimentar maus pensamentos e sentimentos.

“A felicidade é interna, não é circunstancial”, esclarece a psicóloga Dra Thais Thuler.

Para remover as camadas de autoengano é necessário:

-Procurar
-Identificar
-Reconhecer
-Nomear

“As máscaras do “falso eu” não tem a ver com o caráter apenas, muitas vezes elas são medidas de proteção que se cria, porém, toda máscara precisa do outro para ter razão de existir”, afirma a psicóloga Thais Thuler.

Manifestações do “Falso Eu”

Dentre as manifestações do “Falso Eu” estão: Gula, excessos, compulsividade, inveja, ira, avareza, orgulho, luxúria, medo, mentira e preguiça. “A preguiça, por exemplo, é na verdade uma falta de propósito. Quem tem um propósito enfrenta qualquer como ou circunstância”, afirma a Dra Thais Thuler.

Como identificar estes comportamentos destrutivos e mudar? É preciso buscar a inteligência emocional. Tomar consciência, despertar para a mudança de comportamento e de pensamento, ou seja, é necessário ter um comprometimento consigo mesmo.”Escolho não me identificar com coisas ruins”, “Penso logo existo”, “Sou como me imagino”.

Para mudar o padrão de comportamento e desmascarar o “falso eu” é necessário se conectar com o verdadeiro eu e buscar a essência de quem somos. Usar metáforas fortalecedoras e pensamentos e sentimentos positivos como alegria, gratidão, paciência, empatia e paz ajudam bastante.

Sobre Thais Thuler
https://www.facebook.com/thathuler/
https://www.instagram.com/thais.thuler/?hl=pt-br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome