Conheça o panorama da educação do século XXI

Com o avanço da tecnologia, o cenário educacional está gradualmente se modificando

0
593
SB post

O cenário mundial está presenciando uma época de avanços tecnológicos rápidos e constantes. Cada vez mais, a sociedade se modifica para acompanhar as novas possibilidades. No espaço de apenas uma geração, o mundo testemunhou o aparecimento de telas 3D, supercomputadores, smartphones, tablets e inúmeras outras tecnologias que antigamente faziam parte apenas da ficção científica.

Como era de se esperar, essas tecnologias foram se integrando ao dia a dia dos indivíduos, a ponto de muitos não serem mais capazes de se imaginar sem elas. E isso não aconteceu apenas em rotinas particulares: os avanços estão presentes nas empresas, no ambiente de trabalho, no entretenimento e na educação.

É comum enxergar a educação institucional como engessada e imutável. No entanto, profissionais do ensino já se dedicam a incluir a tecnologia no dia a dia dos alunos. Atualmente, já é frequente o uso de recursos como aplicativos, videoaulas e outras mídias no processo educacional. Além de aumentar a gama de atividades disponíveis em sala de aula, os aplicativos têm revolucionado a educação também de maneira estrutural.

Comunicação direta entre pais, professores e coordenadores

O acompanhamento da educação infantil por todos os adultos envolvidos no processo sempre foi um assunto problemático. A ineficiência de sistemas como recados, agendas e diários registrados à mão sempre prejudicou muito a comunicação clara entre a escola, os educadores e a família. Por sorte, já existem opções mais práticas. Centenas de escolas já adotam o uso de aplicativos para garantir uma comunicação mais clara, direta e eficiente.

“Quando desenvolvemos o aplicativo, conversamos muito com os profissionais de educação. Foi realizada uma pesquisa com dezenas de escola, durante a qual levantamos todas as necessidades da instituição e dos pais”, conta Marcos Paulo Matias, CEO da ClipEscola, aplicativo voltado para a comunicação escolar. “Percebemos que o nosso aplicativo precisaria ser mais do que apenas uma versão eletrônica da agenda”, completa.

ClipEscola , app desenvolvido após esse levantamento de necessidades, oferece ferramentas importantes para a organização institucional. O aplicativo conta com calendário escolar, sistema de mensagens instantâneas, avisos e alertas, acompanhamento de notas e até mesmo funções de segurança, como registro de entrada e saída de alunos e sistema de detecção do carro dos pais que estão nas proximidades, por meio de GPS.

O app pode, ainda, ser utilizado para organização interna da instituição, contando pesquisas de clima organizacional, acompanhamento pedagógico e até mesmo funções administrativas que possibilitam a redução de custos ou ações de marketing.

Segundo Matias, uma das funções bastante pedidas pelas instituições são as campanhas de matrículas , pois além de possibilitarem a fidelização dos alunos, permitem melhor organização desse processo junto à secretaria e setor financeiro.

Comunicação instantânea

O foco do app, no entanto, continua sendo a comunicação entre os educadores. Na era da informação, não é de se espantar que a maioria das escolas e pais considerem a conversa frequente entre todos os envolvidos no processo educacional como uma prioridade. A organização e sistematização da informação oferecida pela solução é o que mais tem agradados os pais que já utilizam o aplicativo.

“Com quatro filhos matriculados na escola, mais minha rotina de trabalho, era muito difícil organizar a quantidade de informações. O volume de ligações recebidas da escola era enorme, e dificultava meu dia a dia,” conta Mariah Nascimento, mãe de seis e diretora executiva da Faculdade Municipal de Palhoça. Ela explica que, graças ao uso da tecnologia, consegue se manter informada sobre a vida dos filhos e não perde mais eventos escolares.

A tendência é que, cada vez mais, a tecnologia esteja integrada no processo educacional. Ela é fundamental tanto na comunicação quanto na organização – e até mesmo nas atividades em sala de aula, pois ela possibilita um ensino mais dinâmico, completo e otimizado.

Saiba mais sobre o ClipEscola

O aplicativo ClipEscola está disponível para smartphones e tablets. É possível fazer o download na Apple Store e na Google Play. A solução está presente em todo o Brasil e em países da América Latina, África e Europa. Saiba mais aqui .

Website: http://www.clipescola.com

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome