Ferramenta pode trazer mais visibilidade para seu negócio e impulsionar vendas
Ao procurar um produto no Google, você já deve ter se deparado com aquela primeira fileira que aparece no topo dos resultados, com inúmeras opções do produto buscado. Se você clicar na aba “Shopping”, consegue ver ainda mais opções do item em lojas diversas, o que facilita a busca e a visualização dos produtos. Essas opções estão ali porque as lojas estão cadastradas no Google Shopping, a ferramenta exclusiva para melhorar a visualização dos resultados.
Se isso é bom para o usuário, imagine então para o lojista, que pode ter seu produto colocado no topo da primeira página do Google ou ter sua loja encontrada muito mais facilmente na aba específica de compras.
Por isso, estar com a empresa devidamente cadastrada na ferramenta é uma solução para e-commerce simples, mas que nem todos colocam em prática. Entenda como funciona o Google Shopping e como integrar seu e-commerce na ferramenta!
Porque ter sua loja no Google Shopping
Atualmente, impulsionados pela própria ferramenta do Google, os consumidores passaram a buscar os produtos diretamente pelo site de busca. Isso porque conseguem ver as melhores opções, tanto de preço quanto de qualidade.
Por isso, independentemente do tamanho da loja on-line, é interessante que ela esteja cadastrada no Google Shopping, pois, por lá, os usuários conseguem comparar valores, entender as opções e, claro, conhecer sua loja. Isso é uma maneira tanto de atrair mais pessoas quanto de vender mais.
Dessa forma, o Google Shopping se mostra como potência no comércio on-line. Mas para funcionar da maneira correta, é preciso saber integrar a loja à ferramenta da maneira correta.
Como integrar seu e-commerce
Para que sua loja apareça no Google Shopping, o primeiro passo é ter um site de e-commerce seguro e configurado para os mecanismos de busca. Assim como nas buscas tradicionais, o Google sempre prioriza mostrar ao usuário sites seguros e com boa usabilidade.
Outro ponto importante é dar atenção redobrada ao nome e à descrição dos produtos, pois é dessa maneira que as pessoas vão encontrar os itens no Google Shopping. Após esses detalhes referentes ao site, é hora de integrar o e-commerce à ferramenta.
- Criar uma conta no Google Merchant Center: cadastre uma conta para sua loja pelo Google. Caso já tenha uma conta do Ads, utilize-a. Depois, complete todo o formulário solicitado e escolha entre as opções de o usuário terminar a compra pelo próprio Google e a de compra pelo site do e-commerce.
- Adicione o domínio: clique em “website”, depois, em “fornecer a URL do site”, e coloque o link do e-commerce.
- Verifique o domínio: depois de adicionar o site, o Google pede verificação para saber se você, que adicionou o site, é, de fato, o proprietário dele. Para isso, você precisa adicionar códigos específicos fornecidos pelo próprio Google em seu site. Há algumas maneiras de fazer isso, como é explicado pela própria empresa.
- Reivindique seu site: após fazer esse processo com o domínio, é preciso ir em “Reivindicar URL”. Assim, você relaciona seu e-commerce com o Google. Isso não permite que a ferramenta faça alterações em seu site.
- Crie feed de produtos: o feed é basicamente um arquivo com a lista do que você deseja anunciar, com suas características. Os feeds são a forma como esses produtos serão agrupados e mostrados ao usuário, considerando o que foi buscado. Isso pode ser feito tanto de maneira automática quanto manual (dependente da automatização do e-commerce).
Após esse processo, seus produtos já poderão ser encontrados na aba do Google Shopping pelos usuários.
Pontos de atenção
O Google Merchant Center é uma ferramenta completa para aquelas lojas que desejam ser encontradas pelo Google. O cadastro é apenas o primeiro passo, mas há inúmeras funcionalidades que podem contribuir com o lojista.
Outro ponto importante é que e-commerces que têm pelos anúncios pagos acabam recebendo mais visibilidade, pois aparecem na primeira pesquisa do Google. Isso não quer dizer que sua loja que não paga anúncios nunca será mostrada, mas, dependendo do produto, pode valer a pena criar um anúncio para ele. Isso pode ser feito de maneira fácil também pelo Google Merchant Center e sua integração com o Ads.
Ou seja, a ferramenta é completa e pode ser uma solução para o e-commerce ganhar visibilidade, atrair clientes e aumentar vendas.