Com vários recursos de interação, o Instagram é um dos sites de relacionamento mais cresce no mundo. A vantagem é que, além de compartilhar informações com os amigos, o usuário seguir perfis de empresas e artistas e receber informações sobre elas na sua timeline. O Brasil está entre os 5 países que mais usam o Instagram. O perfil da rede é equilibrado entre homens e mulheres e com a maioria dos usuário com um bom potencial de consumo. Tudo o que é publicado pode influenciar não só na sua vida pessoal, mas também na sua profissão construindo uma boa imagem profissional.
“Por ser uma ferramenta relativamente novas, muitas pessoas ainda não sabem bem como separar a imagem pessoal da vida profissional nas redes sociais. Isso porque, muita gente ainda não se deu conta que as redes sociais podem influenciar suas carreiras e refletem diretamente na imagem profissional.”, alerta Filipe Brandão, sócio-diretor da agência Spotlight Comunicação e Especialista em Marketing Digital. No ambiente corporativo seus colegas de trabalho, seus subordinados e até mesmo recrutadores estão de olho nos seus perfis pessoais e profissionais.
Para se ter uma ideia de como as redes sociais refletem no mundo corporativo e não somente no seu ciclo social, uma concessionária de motos do interior de São Paulo demitiu por justa causa um de seus funcionários porque ele “curtiu” no Instagram os comentários ofensivos à empresa e a uma das sócias da companhia. O ex-funcionário acionou a justiça e o Tribunal Regional Trabalhista (TRT) considerou válida a decisão da empresa. O caso ocorreu em Jundiaí, São Paulo, segundo relato do site de notícias G1.
Sabemos que construir uma boa imagem e aumentar os contatos profissionais está cada vez mais fácil com o Instagram, desde que usados de maneira correta. Abaixo o Empreendedor Marketing Digital, Filipe Brandão separou algumas dicas para você avaliar e saber se está no caminho certo.
RECLAMAR SOBRE O TRABALHO, COLEGAS OU CHEFES:
Embora esse pareça um conselho óbvio, ainda tem muita gente que usa as redes sociais para “desabafar” sobre o estresse no trabalho. Não tenha dúvidas de que os futuros (e atuais) empregadores estão atentos aos menores comentários. Então, a não ser que você tenha apenas amigos íntimos em suas redes e mantenha seus comentários privados, saiba que um simples “Não quero ir trabalhar” ou um “Com tédio no trabalho” podem, sim, atrapalhar sua vida profissional.
1- COMPARTILHAR INFORMAÇÕES MUITO PESSOAIS
É bom você saber que existe um limite entre sua vida digital e sua vida pessoal. Prefira uma conversa privada com os amigos do que abertos para qualquer um ver. #ficaadica
2- POSTAR TODAS AS FOTOS DA BALADA
Por mais que sua vida social seja muito boa, ela não precisa estar toda em seus perfis. Evite postar fotos com copos e garrafas de bebida nas mãos e em atitudes mais extravagantes. O mesmo vale para as fotos da praia. Seu namorado, esposo (a), ou pretendente terão a oportunidade de conferir isso na hora certa, ok?
Pense em qual imagem você quer passar para as pessoas, principalmente se você procura uma promoção ou uma recolocação profissional. Que imagem os recrutadores farão de você?
1- SE ENVOLVER CONSTANTEMENTE EM TEMAS POLÊMICOS
Não é de hoje que ouvimos dizer que religião, futebol e política não se discutem, não é mesmo? Então por que fazer isso nas redes sociais?
Embora seja aceitável expor sua opinião, procure sempre avaliar se será saudável e de bom senso começar uma discussão nos seus perfis.
2- FAZER NETWORKING DE FORMA AGRESSIVA
Fique atento à quantidade de vezes que envia mensagens aos recrutadores e a forma com que os aborda. Utilize o ambiente online para buscar orientação ou começar um contato, não para implorar por trabalho.
3- SENSUALIZAR (DEMAIS) NAS FOTOS
Melhor reavaliar qual o destino das selfies de lingerie na cama, fotos sem blusa, de cueca ou de biquíni diante do espelho. Se você não é uma celebridade e seu objetivo não é o mundo do entretenimento adulto, elas talvez fiquem melhores nos aplicativos de encontro.
Processos seletivos
Veja só o que os recrutadores andam avaliando nas pesquisas de perfis na web. As empresas que ainda não aderiram à busca por perfis estão a um passo disso. Fique atento às informações que fazem você sabotar sua imagem e ser excluído dos processos seletivos, segundo o site Pense Empregos:
Postar fotos ou informações provocantes e inapropriadas (46%); – Postar informações sobre consumo de bebidas ou uso drogas (41%); – Falar mal sobre as empresas anteriores ou colegas de trabalho (36%); – Ter pouca habilidade de comunicação (32%); – Fazer comentários preconceituosos sobre raça, gênero, religião etc. (28%); – Mentir sobre as qualificações (25%); – Compartilhar informações confidenciais dos empregadores anteriores (24%); – Ser associado a uma conduta criminal (22%); – Ter um perfil com um nome não-profissional (21%); – Mentir sobre ausência no trabalho (13%).
Mas, segundo o site, nem tudo está perdido: 33% dos recrutadores que pesquisam candidatos nas redes sociais dizem que encontraram um conteúdo que ajudou positivamente em uma contratação, sendo que 23% dizem que a contratação foi direta a partir dessa pesquisa.
Cargos de Liderança
Se você possui um cargo de liderança dentro da empresa, os cuidados devem ser redobrados, pois suas opiniões, críticas e até mesmo comportamentos fora do ambiente de trabalho são monitorados e avaliados por seus subordinados. Você não quer perder a credibilidade e “afrouxar” sua liderança por causa daquela foto do final de semana, da opinião quanto ao time de futebol adversário e mesmo com relação aos seus comentários sobre preferências políticas.
Como líder, suas atitudes têm de estar alinhadas no ambiente de trabalho e fora dele, pelo menos diante dos olhos dos seus funcionários. Pense nisso.
Para todas as situações, seja nas redes sociais ou fora dela, a regra é simples: bom senso sempre. Fique atento e desfrute das vantagens que as redes sociais trouxeram para o nosso cotidiano, finaliza o especialista Filipe Brandão.
Website: http://www.instagram.com/filipbrandao
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?