Com o crescimento da demanda por vagas EAD, faculdade brasileira investe em tecnologia para expandir seus cursos a distância

Até o final de 2019, a Faculdade das Américas utilizará ambiente virtual Blackboard Learn em 100% das unidades curriculares oferecidas em cursos EAD.

0
546
Cresce procura por EAD ( Freepik )
SB post

O número de alunos inscritos em cursos superiores de educação a distância tem aumentado anualmente, e em velocidade mais acelerada do que a educação presencial. Enquanto o ensino presencial cresceu 2,3%, entre 2014 e 2015, o EAD teve expansão de 3,9% no mesmo período, segundo o mais recente Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Isso acontece por uma ampliação do interesse por parte dos alunos, mas também por uma maior oferta de vagas, especialmente por parte de universidades particulares.

Dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) mostram que a maioria das instituições de ensino superior que oferece EAD também atua com educação presencial (52%). A Faculdade das Américas (FAM), uma das principais instituições de ensino superior do Brasil, é uma dessas instituições. Em 2018, optou pela Blackboard para oferecer a seus alunos de educação a distância um sistema de gerenciamento de aprendizagem intuitivo e simplificado. O objetivo é ter 40% dos alunos na plataforma ainda neste ano, e 100% das unidades curriculares EAD oferecidas no novo ambiente virtual até o final de 2019.

Conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC), com dois campi em São Paulo e 21 polos em todo o Brasil, a FAM se diferencia do perfil tradicional das universidades. A instituição oferece grades curriculares integradas, inspiradas em modelos norte-americanos e europeus, permitindo que seus mais de 20 mil alunos de diferentes áreas compartilhem conhecimentos, desenvolvendo competências gerais e específicas. Para que esse modelo de integração não se perca na educação a distância, a instituição investiu na solução Blackboard Learn, que permite e facilita o compartilhamento de conhecimento, discussões, comunicação contínua com professores e colegas, além de poderosos recursos de ensino e aprendizagem.

“Nossa expectativa com a adoção da tecnologia Blackboard em nossos cursos é encantar o aluno com o ensino a distância”, resumiu a Profa. Dra. Denise Campos, diretora da FAM. “A nova plataforma permitirá que o estudante perceba qualidade e interatividade, auxiliando-os a aprender e desenvolver autonomia em seus estudos.”

Cinco cursos de graduação são atualmente oferecidos pela Faculdade das Américas na modalidade EAD: Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Pedagogia, todos autorizados com nota máxima pelo Ministério da Educação. Com a migração para a plataforma Blackboard Learn, a instituição pretende dar um grande salto na oferta de cursos de educação a distância, implementando ao longo do próximo ano 50 cursos de educação a distância.

“Blackboard e Faculdade das Américas compartilham a mesma visão sobre o ensino centrado no aluno como parte fundamental para uma educação superior de excelência”, disse Pavlos Dias, Gerente Nacional da Blackboard no Grupo A Educação. “Acreditamos que a EAD oferece autonomia no processo de aprendizagem e as soluções da Blackboard colocam o estudante como protagonista em seus estudos. Estamos muito satisfeitos em poder dar suporte à FAM nessa nova etapa de crescimento e maturidade no uso de tecnologias educacionais.”

Para o Grupo A, representante exclusivo de Blackboard no Brasil, a escolha das instituições pelas soluções tecnológicas demonstra o reconhecimento, por parte de clientes e de players do mercado de educação, do esforço em entregar produtos que atendam às mais diferentes necessidades. No país, mais de 230 instituições de ensino utilizam as soluções Blackboard, somando mais de 1,3 milhão de usuários na plataforma.

Sobre a Blackboard Inc.

A Blackboard é uma das principais desenvolvedoras de tecnologia educacional do mundo e tem como missão reimaginar a educação, desafiando o pensamento convencional e desenvolvendo novos modelos de aprendizagem. A fim de atender às necessidades do aluno moderno e das instituições que os servem, a Blackboard implanta tecnologias e serviços relevantes e significativos para o crescimento tanto das instituições de ensino quanto dos alunos. A partir de parcerias com instituições de ensino fundamental, médio e de ensino superior, além de empresas e agências governamentais em todo o mundo, ajudamos cada aluno a atingir seu pleno potencial. Para mais informações sobre educação, acompanhe nosso site www.blackboard.grupoa.com.br.

Website: http://www.blackboard.grupoa.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome