Colégio Renascença terá a participação de 39 alunos na Marcha da Vida 2018

O Rena é a única escola de São Paulo que participa deste evento

0
1067
SB post

Criado em 1988, o evento “March of the Living” é realizado anualmente e reúne mais de 15 mil jovens do mundo inteiro. Neste ano, o Colégio Renascença, tradicional instituição de ensino de 95 anos, contará com a participação de 39 alunos da 2ª série do Ensino Médio. O início será no 08 de abril com saída de São Paulo rumo a Varsóvia, na Polônia. No dia 15 de abril os alunos seguirão para Israel.

O Colégio Renascença participa do evento há 12 anos. “A Marcha da Vida é a mais formidável experiência que uma escola judaica pode oferecer aos alunos do Ensino Médio. Uma vivência inesquecível para todo ser humano e fundamental para todo judeu”, diz Marli Ben Moshe, diretora da área judaica.

A fase inicial consiste em um curso preparatório de estudos sobre a Shoah (Holocausto) e o Sionismo, que prossegue com uma viagem de uma semana à Polônia, quando os alunos visitam os principais cenários das tragédias da Shoah. Seguindo para Israel o grupo é convidado a conhecer a diversidade cultural, religiosa e social existente no país e comemorar, juntos dos israelenses, a independência do país.

O momento mais marcante desta experiência é, sem dúvida, a Marcha da Vida, que acontece no dia de Yom Hashoá (Dia da lembrança do Holocausto), na Polônia. Ela relembra a caminhada dos judeus durante a segunda guerra mundial para os campos de extermínio, ou seja, para a morte.

Ano após ano, por 3 quilômetros, entre Auschwitz e Birkenau, juntam-se de 15 a 17 mil participantes para uma Marcha pela Vida. Jovens, líderes mundiais e comunitários, rabinos e sobreviventes do Holocausto unem-se para provar que “Am Israel Chai” (o povo de Israel vive).

Já na 2ª parte da viagem, em Israel, acontece uma Marcha semelhante, em direção ao Muro das Lamentações. Este ano, sem dúvida, as marchas serão especiais em função das comemorações dos 70 anos do Estado de Israel e dos 30 anos de Marcha da Vida Mundial.

Os objetivos pedagógicos desta viagem são: consolidar a identidade judaica e sionista, transformar o estudo da Shoah em algo marcante e consistente para preservar a memória judaica e repelir qualquer manifestação semelhante; compreender a importância do Estado de Israel para as comunidades judaicas do mundo, coroar a formação judaica escolar, cristalizar os laços entre os alunos e conscientizar sobre a importância do engajamento comunitário.

Para mais informações o site oficial do evento – www.motl.org/

Website: http://www.renascenca.br/pt/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome