Colégio Friburgo marca presença na terceira edição do evento “Inspirando Múltiplos Olhares da Sustentabilidade na Educação”

Especialistas e público debatem novos valores para a atualidade

0
540
SB post

O tema sustentabilidade está cada vez mais em pauta e vem, a cada dia, levando pessoas a refletir sobre novos valores da atualidade. E para que essa reflexão seja possível, diversos eventos e movimentos fomentam o tema na sociedade. Por isso, acontece a 3ª edição do evento “Inspirando Múltiplos Olhares da Sustentabilidade na Educação”, com entrada franca, no dia 26 de abril, às 19h, no auditório da UMAPAZ (Parque do Ibirapuera, São Paulo – SP), com realização do Reconectta, um negócio social voltado a contribuir para a disseminação dos valores da sustentabilidade na educação.

O evento tem por objetivo debater e levar a uma reflexão sobre a sustentabilidade para além do aspecto ambiental, alcançando também a área da educação, inspirando educadores para ações que reverberem a sustentabilidade dentro de suas respectivas áreas de atuação.
Dentre os palestrantes convidados está Hélida Felgueiras, Diretora Pedagógica do Colégio Friburgo, parceiro do Reconectta, que falará sobre a importância de levar, desde cedo, o tema sustentabilidade para o dia a dia dos alunos.

“No Colégio Friburgo as crianças já experienciam a sustentabilidade desde bem pequenas porque isso é intrínseco ao Colégio que, desde sua fundação, 60 anos atrás, trata o tema como de alta prioridade junto ao seu público”, explica Felgueiras.

O Colégio Friburgo também é pioneiro no debate sobre a preservação do meio ambiente. Sua ampla área verde é um diferencial que permite a priorização do contato dos alunos com a fauna e a flora. Na educação infantil, por exemplo, os alunos têm aulas em meio à convivência com diferentes animais (patos, peixes, pavões, coelhos, galos e galinhas, pintinhos, pôneis, vaca, dentre outros).

Além disso, em uma área própria, de 500.000m2, na Serra do Japi, no bairro do Jacaré, município de Cabreúva (SP), o Colégio Friburgo vem construindo as bases conceituais, legais e infraestrutura para o estabelecimento da “Estação Natureza do Ensino”.

Diversos projetos, de caráter disciplinar ou interdisciplinar, na perspectiva das ciências biológicas, físicas, químicas, sociais, humanas, têm sido objeto de estudo e planejamento do Colégio, proporcionando a participação efetiva dos alunos em um “campus avançado” para pesquisas e práticas educativas.

É finalidade desse projeto, colocar o aluno em contato frequente com uma área de preservação ambiental e seu entorno, desafiando-o para ações críticas e práticas no que diz respeito ao homem e sua natureza.
Em um formato dinâmico e interativo, o evento conta com representantes da educação formal pública e privada além de nomes relevantes no cenário de educação e sustentabilidade.

A partir das falas dos convidados, que constitui a primeira parte do evento, o público é convidado a participar e construir narrativas e questionamentos das diferentes visões apresentadas pelos palestrantes.

Sobre o Colégio Friburgo – Fundado há quase 60 anos, o Colégio Friburgo está localizado na zona sul de São Paulo, no bairro da Granja Julieta e possui desde o ensino infantil até o ensino médio, priorizando uma proposta de ensino que valoriza a formação intelectual, o coletivo sobre o individual e a vitória do individual sobre a indiferença. É pioneiro no debate sobre a preservação do meio ambiente. Há também biblioteca, laboratório de ciências, playground, ateliê de artes, sala de música, quadra esportiva, restaurante e cantina, além de outros espaços.

O Colégio Friburgo desenvolveu um currículo consistente e diversificado a partir do qual o aluno é preparado para além dos conteúdos formais, desenvolvendo habilidades de leitura da mídia, produção de projetos, monografias, debates sobre o mundo contemporâneo, arte, literatura, expressão oral, tudo contribuindo para que o aluno desenvolva um pensamento crítico e ativo. Possui, ainda, a chancela da Universidade de Oxford (Inglaterra) para o ensino de língua inglesa para todos os alunos do Período Ampliado. Também faz parte das escolas associadas da Unesco no Brasil. Saiba muito mais sobre o Colégio Friburgo em http://www.colegiofriburgo.com.br/.

Evento: 3ª Edição – Inspirando Múltiplos Olhares da Sustentabilidade na Educação
Data: 26 de abril, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório da UMAPAZ, no Parque do Ibirapuera, São Paulo – SP
Entrada: Franca
Outras informações: https://www.reconectta.com/

Website: http://www.colegiofriburgo.com.br/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome