Aprenda o que é uma Ordem de Produção (OP)

Engenheiro de Produção Pedro Parreiras explica o que é e como funciona uma ordem de produção

0
807
SB post

O que é ordem de produção? A Ordem de Produção (OP) é um comando para a produção produzir um determinado item. Normalmente é feita através de um documento que reúne as especificações do item e seu processo de fabricação. Dependendo da indústria e / ou do sistema informatizado utilizado, a palavra “produção” pode ser substituída por “trabalho”, “fabricação”, “serviço”, “montagem”, “corte”, “facção”, dentre muitos outros possíveis nomes que levam à siglas como OT, OF, OS, OM, OC etc.

Esse texto irá descrever além dessas informações preliminares, o que na Nomus chamamos de ciclo de vida da ordem de produção, que pode ir desde o seu planejamento até o seu encerramento. Por meio desse ciclo, a OP se torna o elo entre PCP e compras, produção e estoques, e sem ele seria impossível executar o planejamento, a programação e o controle da produção.

Qual a importância da ordem de produção?

A ordem de produção é fundamental para a gestão industrial. Por meio dela você e sua equipe irão conseguir iniciar o processo de gestão de toda a sua produção, desde o planejamento e controle da produção até a gestão de compras e estoques.

Qual o ciclo de vida da ordem de produção?
A ordem de produção normalmente passa por várias etapas para ser concluída. Estas etapas são chamadas pelos engenheiros de produção da Nomus de ciclo de vida da ordem de produção.

Alguns exemplos comuns de etapas de um ciclo de vida de uma ordem produção são:

Planejada
Confirmada
Liberada
Requisitada parcialmente
Requisitada totalmente
Encerrada parcialmente
Encerrada
Cancelada

Como acompanhar a OP durante a produção?

Depois que a ordem de produção é requisitada e a produção do item inicia, é possível realizar o apontamento da produção, informando o início e o fim de cada operação.

O apontamento de produção traz vários benefícios, como enxergar o andamento da evolução da ordem de produção, verificando quais etapas já foram concluídas e o quanto de cada etapa remanescente já foi feito.

As operações formam as etapas do roteiro de produção.

Vou dar um exemplo para ficar mais claro, em uma usinagem podemos ter as etapas:

corte da barra
usinagem externa no torno
usinagem interna em outro torno
furação em um centro de usinagem
acabamento na bancada
Com o apontamento é possível acompanhar o início e o fim de cada uma dessas operações no chão de fábrica e assim saber no detalhe a evolução da ordem de produção.

Como colocar em prática e gerar ordem de produção automaticamente para minha fábrica?
Para gerar as ordens de produção, depende do seu modelo de fabricação. Em modelos sob encomenda, a ordem de produção é gerada através de pedidos de venda. Já na produção para estoques a ordem de produção é gerada de acordo com o planejamento da produção, que vem da previsão de vendas, passa pelo plano de produção (ou MPS) e pelo MRP I.

Em ambas as formas é necessário que sua indústria possua um software capaz de gerar estas ordens automaticamente e já integradas com o seu setor de vendas, compras, PPCP e almoxarifado.

Convido você a assistir uma demonstração do Nomus ERP Industrial ( http://material.nomus.com.br/apresentacao-erp-industrial-nomus ) e ver na prática como funciona a geração de ordem de produção.

Leia mais sobre ordem de produção em: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/ordem-de-producao/

Website: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/ordem-de-producao/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome