As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, em geral. Estar conectado pode refletir muito positivamente, aumentando e facilitando contatos importantes, divulgando trabalhos e expondo uma boa imagem.
Apesar das inúmeras possibilidades na rede, é preciso cuidado para não extrapolar e fazer dessa ferramenta algo devastador para a carreira profissional. O que é publicado e compartilhado nos perfis pode ser checado pelas empresas e possíveis empregadores, casualmente não os agradando.
“Atualmente é comum as empresas entrarem nos perfis de Facebook, Instagram e LinkedIn para verificar informações, tipos de fotos postadas, rotinas, etc. Não entrando no mérito da “ética” dessa prática, ela de fato acontece e é preciso estar preparado.”, explica Mariana Salomão.
Uma vez que nossa vida é extremamente exposta através das redes sociais e ao mesmo tempo buscamos as melhores oportunidades profissionais, é importante entender que não há mais a separação entre vida pessoal e profissional. O indivíduo é visto como um todo e por isso as empresas analisam sim a sua vida, estando você empregado ou em busca de emprego.
Alguns comportamentos devem ser evitados para não causarem impressões ruins e constrangimento. Primeiramente, deve-se saber separar contatos estritamente profissionais dos perfis pessoais, além de prestar atenção na hora de fazer declarações inapropriadas, polêmicas e que podem ofender alguém.
Existe uma certa “ETIQUETA VIRTUAL” a ser seguida para garantir que sua exposição na rede não atrapalhe sua vida profissional. Mariana lista 5 dicas chave para transmitir uma boa imagem nas redes sociais:
1) Fotos: evitar fotos que mostrem o corpo, fotos com bebidas alcoólicas (com frequência), com postura inadequada em determinado contexto ou que possam causar uma má impressão.
2) Declarações: não entrar em discussões ou fazer declarações políticas ou religiosas de maneira agressiva e contundente, ou usar palavrões, nem fazer qualquer declaração que possa ser interpretada como preconceituosa – Nada diferente do mundo “real”, certo?
3) Comunicação: sabemos que as redes sociais às vezes são como divãs e muita gente as usa para “mandar recados” ou desabafar. Estes comportamentos devem ser evitados, pois podem ser interpretados como imaturidade, problemas de relacionamento interpessoal ou falta de assertividade na comunicação. Enfim, abre muita margem para interpretações negativas a seu respeito. Falar mal da empresa que trabalha ou do chefe, nem pensar!
4) Compartilhamento: cuidado com o que compartilha. Você será analisado pelo que posta, independente se é o autor do post ou não.
5) Linguagem: sim, a rede é algo para você se distrair ou se divertir, mas muito cuidado com o uso das palavras. Erros de português podem demonstrar certa falta de competência e isso pode te prejudicar.
Foge da ética a exposição de informações confidenciais da empresa e dos relacionamentos dentro dela com chefe e colegas. Isso pode levar, com toda certeza a uma demissão por justa causa. As informações disponíveis no perfil devem condizer com a realidade e discrição quanto à postagem de fotos de momentos pessoais é indispensável. “É necessário ter bom senso e avaliar as possíveis interpretações do que se deseja publicar, antes de fazê-lo. O uso da sensatez é importante para não disseminar mensagens vulgares e preconceituosas. Uma atitude como essa, de fato, denegrirá a imagem do profissional.”, explica Mariana.
Por fim, cabe ao funcionário não abusar do uso das redes sociais durante o horário de trabalho, pois isso pode ser mal visto, tal como erros de gramática e ortografia. A consciência e atenção fazem a diferença, uma vez que uma ótima formação acadêmica, especializações e fluência em idiomas não compensam uma reputação comprometida.
“Uma vez que você ingressa no mundo profissional, seja buscando um emprego, mantendo seu emprego, buscando uma promoção ou até mesmo se você tem o seu negócio, não existe mais a separação entre sua vida pessoal e profissional. Está tudo na rede e você será analisado pelo que posta. É o seu cartão de visitas. Lembre-se, você é o dono da sua imagem. Portanto, cuide dela!”, aconselha.
Sobre Mariana Salomão
Graduada em Administração de Empresas pela PUCC, especializada em Gestão Estratégica de Negócios pela UNICAMP, Mariana construiu seu histórico profissional em grandes multinacionais.
Mariana é especialista em Alta Performance, sendo certificada como Master Coach pela International Association of Coaching e High Performance Specialist pela High Performance Academy.
Há mais de 15 anos, exerce seu trabalho apoiando a alta liderança na tomada de decisões estratégicas, através do desenvolvimento organizacional e de talentos, aumento de produtividade e todos os demais subsistemas relacionados à gestão estratégica de pessoas para resultados realmente impactantes.
Mariana é especialista em Comportamento Humano, sendo certificada Internacionalmente como Life Coach, Executive Coach, Master Coach e Leader Coach.
É também Head Trainer pela canadense LeaderArt®, apoiando o desenvolvimento do método.
Possui as melhores formações da área, nacionais e internacionais, incluindo cursos de Harvard e MIT.
Website: http://www.marianasalomaocoach.com