Alunos da Etec de São Vicente criam solução acústica inovadora

Projeto sustentável chamado 'Silent Comfort' é um dos 36 finalistas da 5ª edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios

0
611
Após testes, os alunos conseguiram encontrar uma fórmula capaz de agregar o gesso à borracha
SB post

Um grupo de alunos do curso técnico de Edificações da Escola Técnica Estadual (Etec) Dra. Ruth Cardoso, de São Vicente, pesquisou e criou uma solução sustentável para melhorar o isolamento térmico e acústico das paredes de gesso acartonado, conhecidas como drywall. A ideia é colocar resíduos de borracha de pneu junto ao gesso.

Chamado de Silent Comfort, o projeto foi desenvolvido durante oito meses como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Após testes no laboratório da Etec, os alunos conseguiram encontrar uma fórmula capaz de agregar o gesso à borracha, atingindo a resistência necessária.

“Nosso objetivo agora é fazer parcerias para transformar o protótipo em um produto de boa qualidade e com preço acessível”, avalia Thayná Leão de Souza, uma das estudantes que participaram da pesquisa. “O produto contribui ainda para minimizar os problemas causados pelo descarte de borracha de pneu no meio ambiente”, completa.

Silent Comfort é um dos 36 projetos de Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) finalistas da quinta edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. A competição tem como objetivo fomentar a pesquisa aplicada e a geração de modelos de negócios, estimulando o surgimento de novas start-ups.

Os alunos participarão do evento de premiação Melhor dos Melhores, programado para fevereiro de 2018, na sede do Centro Paula Souza, na capital. Serão premiados os primeiros colocados de cada uma das 12 categorias do desafio, além do melhor projeto da competição.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome