5 Regras imutáveis para a formulação de objetivos no seu negócio

Um guia completo para a formulação de objetivos que vão garantir o sucesso de seus projetos.

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SB post

Qual promessa de fim de ano você abandonou esse ano? Perder aqueles quilinhos extras? Aprender uma segunda língua? Descobrir um novo hobby? Ser promovido? Começar o próprio negócio? Expandir a empresa?

Dados mostram que 90% das pessoas abandonam suas resoluções de fim de ano já na 2ª semana de janeiro.

E isso é tão comum que ninguém mais se assusta.

No ambiente de negócios, acontece um movimento semelhante.

A bandeira do empreendedorismo vem sendo carregada por cada vez mais pessoas e ela nunca teve tanto significado e peso como tem hoje.

Mesmo assim, está cada vez mais comum ver empreendedores desistindo de seus objetivos logo quando encontram a primeira dificuldade.

Se você olhar mais de perto, vai perceber que esses são sintomas do mesmo problema: uma má formulação de objetivos.

Caio Ferreira e Sávio Rezende, empresários e fundadores da empresa Empreenda Ecommerce identificaram esse problema em grande escala em um determinado perfil de alunos que chegava até sua empresa através do curso “Negócio em 21 Dias”.

Um perfil principalmente composto por empreendedores de primeira viagem que estavam apenas começando.

A fim de corrigir esse problema, eles criaram e disponibilizaram um mini curso atacando esse problema.

Um dos pontos críticos da a má formulação de objetivo que as pessoas desconhecerem informações melhores.

Afinal de contas, como ter uma boa formulação de objetivos?

Existem 5 regras que você pode utilizar para você ter uma boa formulação dos objetivos.

1ª Regra: você deve criar objetivos na afirmativa. Por que isso? Nosso cérebro não processa a palavra “não”.

“Não pense em uma linda praia com uma areia clara e um mar azul refletindo o brilho do sol”.

O que aconteceu? Possivelmente você pensou em uma linda praia com uma areia clara e um mar azul refletindo o brilho do sol. Por isso é importante você escrever seu objetivo na afirmativa.

Algumas pessoas formulam seus objetivos como “Não quero trabalhar mais naquele lugar”. Isso é um tiro no pé. Lembre-se de colocar na afirmativa o que você realmente quer e esqueça o que você não quer.

2ª Regra: todo objetivo tem que estar sob seu controle.

Muitas pessoas fazem objetivos como “Meu objetivo é ter sucesso quando o mercado melhorar”, “Meu objetivo é emagrecer quando meus filhos não precisarem mais de mim” e assim vai…

Seu objetivo deve estar sempre sob o seu controle. Quando você o coloca sob controles externos dificilmente você vai alcançar o seu objetivo.

Esses acontecimentos externos só vão acumulando. Você vai perdendo o controle, gradualmente distância do objetivo e consequentemente desanima e acredita que aquilo não é possível.

Então bastante atenção na hora de definir objetivos. Ele está sob seu controle?

3ª Regra: seja bastante específico (mas bastante específico mesmo).

Exemplo comum de objetivos: “quero ser rico”. O que é “ser rico”?

“Quero ter sucesso”. O quer dizer sucesso para você?

Explore o que representa “ter sucesso” e “ser rico”. Busque clareza e especificidade sobre quando você vai conseguir isso, como você vai conseguir isso e de que forma você vai realizar isso.

Por que? Dentro do exercício de especificação, você vai se deparar com diferentes atividades pontuais que deverão ser exercidas para chegar ao objetivo. Descobrirá o que você vai ter que abrir mão ou não, o que você vai ter que fazer por agora e no futuro. Vai conseguir administrar suas atividades, administrar seu tempo e consequentemente vai ter um controle maior e vai ter uma clareza do que você realmente tem que fazer.

4º Regra: ser mensurável. Todo objetivo pode ser mensurado. E ele deve ser mensurado para você ter tangibilidade das coisas.

Só assim para que você tenha uma percepção de que o alcançou.

Exemplo: “eu quero ter sucesso”. Isso é um objetivo bastante intangível, bastante amplo. A pergunta é: como que você sabe quando você vai ter sucesso? Isso é uma forma de mensurar as coisas.

É importante dizer que a mensuração não ocorre somente com números e valores. Um exemplo de mensuração de sucesso pode ser “Eu vou ter sucesso quando quitar minha casa”.

Simples assim. Você foi de algo intangível para algo tangível e agora tem feedback se está próximo ou não daquele objetivo.

5ª Regra: todo objetivo tem que ser temporal.

O que isso significa? Significa colocar em uma cronologia de tempo.

Atenção: uma questão é “Quando o que vou ter sucesso?”. Isso você não tem controle.

A questão do temporal nesse caso está relacionada a: “quando você vai realizar cada atividade?”.

Você desenha uma cronologia e coloca item por item ali. Quando você vai fazer aquilo e qual vai ser o passo a passo. É isso.

Recapitulando: objetivo sempre na afirmativa, no seu controle, bem especificado, mensurável e dentro uma linha temporal. Assim você garante o controle e terá uma habilidade e uma eficácia para alcança-lo.

Por fim, lembre-se que ao darmos o primeiro passo e colocarmos o pé na estrada, os desafios que surgem e as decisões a serem tomadas nos levam a lugares que nunca imaginamos.

Busque sempre por novos recursos. Se estiver com dificuldades, não tenha medo de ser humilde e pedir por ajuda. Está nas suas mãos. Não deixe para amanhã o que você pode empreender hoje.

Website: https://goo.gl/LwvAof

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