Um dos pontos altos do mobile marketing é a vantagem de facilitar a comunicação, tanto para a empresa quanto para o cliente.
Para que você usa o seu dispositivo móvel? Tenho certeza que antes de pensar em “ligação”, outras diversas utilidades surgiram em sua mente. A realidade é que ligar se tornou apenas um detalhe dentro da gama de utilidades de um smartphone. E, mais do que isso, ele está presente na casa de grande parte dos brasileiros.
De acordo com o relatório da GSMA (entidade que representa operadoras móveis do mundo todo), o Brasil é o país com mais smartphones conectados à internet na América Latina. São 234,6 milhões de conexões sem fio no país no terceiro trimestre de 2017, sendo 73% a partir destes aparelhos, 35% usando tecnologia 4G.
O estudo, publicado no primeiro dia da edição americana da Mobile World Congress, em San Francisco, indica que Brasil e Argentina lideraram a taxa de adoção do 4G na região durante o ano passado. A Argentina tem 24% das conexões nesta banda, mesma média da América Latina.
E o que isso significa? Conectado, o smartphone torna-se prato cheio para empresas se comunicarem de diversas formas com seu público alvo, garantindo estratégias mais certeiras que podem aumentar o alcance da informação e valorizar a marca.
Motivos para ampliar a presença mobile
Se os motivos acima ainda não foram suficientes para convencer a importância de uma presença mobile, apresentamos cinco motivos que não vão te deixar em dúvida sobre essa estratégia.
1) Eficiência na comunicação
Um dos pontos altos do mobile marketing é a vantagem de facilitar a comunicação, tanto para a empresa quanto para o cliente. De acordo com uma pesquisa da Microsoft (https://goo.gl/9EJ9ba), 97% dos consumidores no mundo afirmam que o atendimento ao cliente é fundamental para sua escolha ou fidelidade a uma marca.
Os usuários do mobile checam as notificações o tempo todo, com apenas alguns cliques a informação já foi trocada. De acordo com o TecMundo (https://goo.gl/Rf9i6D), site sobre tecnologia, um smartphone é checado em média 150 vezes por dia (!).
2) Convergência com mídias e redes sociais
Voltando à pergunta do início do texto, um dos grandes trunfos do mobile foi a boa aceitação dos usuários com o uso de suas redes sociais favoritas por eles. Isso revela uma imensa oportunidade, pois pode aumentar a interação de uma empresa com seus clientes, além de promover a sua marca, mantendo um excelente relacionamento.
Um grande exemplo são as notificações push de aplicativos que possibilitam manter um calendário programado de comunicação, dando ao público alvo em questão uma atenção contínua, mantendo-o por dentro das novidades da empresa.
3) Excelente para se ler notícias
Como comentamos no texto Favorito na busca por notícias, smartphone gera oportunidades no jornalismo (https://goo.gl/dAoYQ1), para veículos de comunicação, como jornais e revistas, o ambiente mobile apropriado oferece mais segurança e praticidade para o leitor.
Por causa da Fake News que se alastra nas redes sociais, apresentar um conteúdo de qualidade em sua própria plataforma é uma forma de fidelizar o usuário que está assíduo por informações verdadeiras e atualizadas.
Com todas essas características, o mobile é a aposta certeira para uma empresa oferecer grande rapidez em estratégias, gerando resultados muito ricos.
4) Aumento das vendas online
Uma pesquisa do Google, divulgada em outubro de 2017 (https://goo.gl/BrPcxN), mostrou que o comércio eletrônico deve dobrar sua participação no faturamento do varejo até 2021, chegando a R$ 85 bilhões. O que chama atenção foram as estimativas de que, até o final daquele ano, 19% das vendas do e-commerce aconteceram através de dispositivos móveis. Até 2021, essa participação será de 41%.
O mobile tem importância estratégica: atualmente, 30% dos internautas podem ser alcançados somente por meio do mobile, pois não acessam a internet em outros dispositivos.
5) Não é mais tendência, é exigência
Marcar presença no ambiente mobile não se trata mais de uma tendência e sim uma exigência do mercado. As empresas que querem expandir os seus negócios precisam desenvolver estratégias práticas e inteligentes para se divulgar nos canais móveis.
Jornais e revistas: investir no mobile é primordial
Marcar presença no ambiente mobile é mais do que seguir uma tendência, mas sim impulsionar os negócios. Por isso, esse é o momento ideal para qualquer veículo jornalístico, que se proponha a atrair o seu leitor, investir em formas de atingi-lo com inteligência, praticidade e dinamismo.
A Mundiware, empresa de tecnologia especializada em sistemas digitais para jornais, oferece a criação de apps ideais para a publicação e disseminação de postagens aos usuários. Isso garante ainda mais segurança e credibilidade para a empresa jornalística, além da possibilidade de aumento da audiência fidelizada.
O serviço FastNews, desenvolvido pela empresa, é ideal para o jornal ou revista apresentar conteúdo próprio e original de forma instantânea aos seus usuários. O aplicativo disponibiliza diversos benefícios para os leitores e ainda apresenta o push como ferramenta de acionamento para o leitor. Tudo prático e dinâmico, como a informação deve ser difundida em smartphones.
Com o sistema FastNews App, é possível que o app da sua empresa:
• Envie push ao seu leitor das principais notícias ao longo do dia;
• Dê liberdade ao seu usuário de enviar sugestões de pauta e conteúdo direto do aplicativo;
• Rentabilize com anúncios exclusivos para o seu APP.
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Com informações: Folha de São Paulo, Digitalks, Raccoon
Por Ivan Monteiro
Website: http://fastnews.mundiware.com/