Saiba por que é importante seu negócio marcar presença nas redes sociais

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IA nas redes sociais
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As redes sociais estão presentes na rotina de diversas pessoas, seja como meio de comunicação ou de informação.

Não é à toa, que o número de usuários das plataformas, como o Facebook e o Instagram são impressionantes: o primeiro já passou de dois bilhões, e o segundo já passou de um bilhão. Além disso, esses dados crescem todos os dias.

Nesse sentido, é possível perceber que grande parte dos clientes e interessados em adquirir os produtos ou serviços da sua empresa, certamente, estarão em uma das mídias sociais que temos hoje.

Após essa constatação, é possível dizer que os estabelecimentos que não investem na presença em redes sociais, possivelmente, estão perdendo um grande número de novos negócios.

Por isso, torna-se, praticamente, um item obrigatório que empresas de instalações elétricas prediais ou de qualquer outro tipo de segmento possuam uma atuação constante nas plataformas sociais.

Sendo assim, este artigo traz dados interessantes sobre o crescimento destes sites, assim como, a necessidade de se interagir nesses pontos, e com isso ampliar a visualização da sua empresa.

Redes sociais: dados e crescimento

Existem, hoje, diferentes redes sociais, que são de fundamental importância para a comunicação e interação entre pessoas e empresas.

Elas permitem uma série de facilidades, auxiliando em um contato mais próximo e direto com vários clientes e parceiros.

Por isso, é preciso destacar que uma oficina mecânica completa que não possua um perfil ou fanpage nas redes sociais, por exemplo, está perdendo a chance de alcançar um número cada vez maior de clientes e cotações.

Para entendermos mais sobre o assunto, é preciso elencar as principais plataformas que possibilitam essa comunicação, sendo elas responsáveis pelos dados que serão abordados logo abaixo:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • WhatsApp;
  • Entre outras.

O número de usuários

Como mencionado, o número de usuários dessas plataformas é notável.

A quantidade de usuários nas diferentes redes sociais chega a, aproximadamente, 3,2 bilhões de pessoas, segundo dados de uma pesquisa de 2019.

Isso significa que, praticamente, metade da população mundial possui uma conta ativa, em qualquer uma dessas plataformas.

Nesse caso, uma empresa de pintura predial, por exemplo, pode ter o seu perfil acessado por pessoas que residam nas mais diferentes regiões do país ou do mundo. E tudo isso pode ser feito, facilmente, com o uso das redes sociais.

O público-alvo de um negócio

O uso das redes sociais permite que você obtenha um contato muito mais próximo com o público-alvo do seu negócio.

Isso, porque as plataformas acolhem pessoas com perfis e interesses diferentes, o que facilita que a sua empresa encontre mais facilmente os potenciais clientes da sua marca.

É válido ressaltar, que você também pode realizar anúncios nas redes sociais. Essas plataformas desenvolveram mecanismos, que fazem com que a sua publicidade atinja pessoas que possuam afinidade com o que você vende.

Sendo assim, a plataforma faz com que o seu anúncio de personal trainer particular chegue ao público de uma determinada faixa etária, da região que você atua e que demonstre interesse por esportes e atividades físicas.

Desse modo, você alcança muito mais facilmente novos clientes, o que torna de grande importância a sua presença nas redes sociais.

A média de tempo diário nas redes

Muitos aplicativos já proporcionam aos seus usuários uma métrica relacionada ao tempo de utilização de cada plataforma que permitem o acompanhamento e controle do período investido nas mídias sociais.

Segundo dados da pesquisa mencionada anteriormente, as pessoas hoje investem, cerca de, 2 horas e 20 minutos navegando nas redes.

Assim, para as instituições que investem na sua atuação dentro dessas plataformas virtuais, a probabilidade de os clientes encontrarem os seus serviços cresce de maneira interessante.

Um eletricista que deseja investir na criação do seu perfil nas redes sociais e, para isso ele desenvolve conteúdos interessantes, disponibiliza boas fotos dos seus serviços e até alguns vídeos com dicas de manutenção doméstica, pode ser visto mais facilmente nas mídias.

Por conta do fato das pessoas passarem muitas horas navegando no universo online, a chance de um material interessante e de qualidade ser exibido no feed de notícias de vários usuários é muito maior.

É por isso que os empresários que desejam alcançar mais clientes e ampliar a sua área de atuação devem investir em perfis e fanpages para o seu negócio.

Os clientes nas redes sociais

Com o crescimento das redes sociais, muitos benefícios podem ser colhidos, tanto pelos usuários como pelas empresas.

Muitas pessoas procuram soluções nas próprias redes sociais, assim, absorvendo dados sobre serviços e produtos.

Segundo dados de 2019, cerca de 55% dos usuários das redes sociais buscam saber mais sobre um item antes de adquiri-lo.

Isso inclui, principalmente, a opinião de outros clientes, que influenciam diretamente no momento da compra.

Por isso, se você possui uma empresa de manutenção de vidros blindados que interage e presta um serviço de qualidade para os seus clientes, certamente a sua página será responsável por trazer ainda mais interessados.

Além disso, cerca de 70% das pessoas que possuem uma boa experiência de compra e atendimento, fazem questão de promover a empresa na internet, indicando-a para seus amigos e clientes.

Por isso, se você ainda não possui um perfil ou fanpage nas redes sociais, está perdendo grandes oportunidades.

As parcerias e os influenciadores

 

As redes sociais permitem que a sua empresa crie parcerias e conte com a indicação dos seus serviços por meio dos influenciadores.

Essas parcerias são válidas para empresas que atuam em segmentos complementares, que constroem de maneira positiva uma audiência capaz de trazer cada vez mais clientes para os seus negócios.

Os influenciadores são usuários que possuem um grande número de amigos ou seguidores, e que por meio das suas páginas costumam fazer a divulgação de um serviço, como o de personal trainer para idosos, que já conhecem e indicam.

Desse modo, eles podem trazer bons resultados para uma empresa, atraindo pessoas que ainda não conheciam o local, mas que podem precisar constantemente dos serviços oferecidos por ela.

Nesse sentido, é possível perceber o quanto a presença de uma marca nas redes sociais pode agregar maior valor e aumentar os resultados de uma empresa, sendo essencial para aquelas que desejam crescer.

O formato “business” das redes sociais

Com a grande aderência das empresas às redes sociais, as plataformas identificaram uma necessidade concreta de se investir em um formato business.

Assim, foram criadas medidas mais únicas para as instituições, abrindo para um contato mais profissional com os consumidores.

A fanpage do Facebook, é um exemplo disso. Nela, um empresário pode realizar postagens que promovam o seu negócio de maneira interessante, garantindo que o público tenha acesso às informações essenciais.

Além disso, é possível postar fotos ou vídeos que mostrem a rotina do estabelecimento. Um hotel de gato, por exemplo, pode investir em um vídeo onde toda a estrutura do local é exibida, de modo que os potenciais clientes possam conhecê-lo.

O WhatsApp também desenvolveu um aplicativo business, direcionado para o público empresarial. Diferentemente da versão convencional, ele possui algumas funcionalidades especiais.

Uma delas são as métricas, que permitem saber se uma mensagem foi recebida e visualizada pela sua lista de contatos.

Além disso, há a possibilidade de inserir dados como endereço, e-mail e telefone diretamente no perfil profissional, de modo que os clientes possam acessar facilmente essas informações.

A etiqueta, uma ferramenta bastante interessante, integra o aplicativo de modo útil, permitindo que você identifique cada uma das conversas como sendo de clientes, fornecedores ou outros tipos de contatos, facilitando a navegação no WhatsApp.

Mais recentemente foi incluída uma nova funcionalidade, chamada de catálogo. Nele, é possível disponibilizar fotos dos produtos oferecidos pelo seu estabelecimento.

Assim, os seus contatos podem visualizar de maneira mais simples diferentes imagens, sem que seja necessário enviar cada um dos arquivos para o celular do cliente.

O Instagram também está entre as redes que oferecem a conta comercial, contando com elementos capazes de aperfeiçoar a experiência do usuário corporativo.

As métricas oferecidas pelo aplicativo permitem saber o número de visualizações de uma postagem, os melhores horários para disponibilizar novos conteúdos e muitas outras características.

Nesse cenário, é possível perceber a preocupação das redes sociais em fornecer meios de atuação mais específicos para uma empresa.

Dessa forma, isso rende dados práticos para que seu estabelecimento possua uma boa localização nas redes e alcance muito mais pessoas.

Por isso, as empresas que ainda não investiram na criação de um perfil próprio, para interagir de maneira mais direta com seus potenciais clientes e consumidores, estão desfavorecidas no mercado como um todo.

Isso, porque é fundamental para a saúde e crescimento da sua marca que você marque presença nas plataformas, atingindo assim resultados cada vez maiores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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