O valor da frequência na limpeza de caixas d’água

0
1656
img Limpeza de caixas d'água
SB post

limpeza de caixas d’água é um serviço que tem grande importância para o bem-estar dos consumidores, e principalmente por conta da saúde. Por isso, a periodicidade da higienização é um tópico relevante a ser reforçado e seguido.

O risco de desenvolvimento de micro-organismos, bactérias e vírus que são nocivos à saúde nos reservatórios de água se eleva caso a recomendação básica não seja respeitada; não só por conta da limpeza, mas também pela falta de cuidados entre as manutenções.

CONHEÇA TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DA CONTRATAÇÃO DE UM LABORATÓRIO CERTIFICADO

O ideal é seguir as indicações do Centro de Vigilância Sanitária e da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, que determinam que caixas d’água e reservatórios devem ser higienizados e desinfetados semestralmente. Esta frequência garante maior qualidade na entrega da água, mas não anula uma ou mais limpezas de caixas d’água extras, caso seja observada quaisquer alterações ou até mesmo a presença de corpos estranhos.

Propor esta regularidade de 6 em 6 meses para a higienização de reservatórios só tende a trazer benefícios para os consumidores e minimizar chances de contaminações. Impurezas como argilas, areias e alguns minerais, com o tempo, podem se acumular nas caixas d’água por conta da falta de limpeza, ocasionando alguns problemas de saúde para aqueles que a utilizam e tomam.

Além disso, os cuidados na manutenção também são muito importantes, principalmente com a tampa. Qualquer abertura compromete toda a vedação e expõe aquela água a sujeiras, objetos, animais e insetos que podem cair dentro da caixa e prejudicando todo o trabalho da higienização feita anteriormente.

É preciso também ficar atento com a qualidade da água e se ela pode estar infectada por alguma bactéria ou vírus, por conta da má preservação da higiene do reservatório. A análise de água pode detectar se existem essas contaminações e determinar o tratamento mais adequado para evitar surtos de doenças relacionadas à água.

Microambiental tem como expertise a Limpeza e Higienização de Caixas D’Água e vem se tornando referência na área. Além de aplicar um biocida (peróxido de hidrogênio-água oxigenada) para fazer a higienização de reservatórios, a Microambiental também utiliza um disruptor do matrix microbiano-biofilme para retirar bactérias e outros microorganismos que ficam fixados a uma superfície. Normalmente, empresas deste setor fazem a limpeza apenas com o cloro, porém ele não é muito efetivo no combate ao desenvolvimento do biofilme, por conta da proteção que este matrix faz aos microorganismos ali existentes.

Além desta atividade, a Microambiental também oferece diferentes tipos de análises de água.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome