Em comemoração aos 15 anos de existência, o COI (Centro de Operações Integradas) de São José dos Campos reuniu convidados e autoridades na manhã desta terça-feira (5), em sua sede na região central. Na ocasião, foram apresentadas as tecnologias aplicadas para a segurança da população e a reestruturação das instalações promovidas ao longo deste ano.
Além de abrigar a Defesa Civil e a Secretaria de Mobilidade Urbana, neste ano, a sala de monitoramento passou a contar com a presença de agentes da Secretaria de Apoio Social, que contribuem com o trabalho das equipes de abordagem à população de rua.
O prédio recebeu ainda uma manutenção geral nos equipamentos de ar condicionado, troca dos toldos e teve seu paisagismo recuperado. Outra medida que está sendo finalizada é a sala de descompressão, que visa criar um ambiente de motivação e descanso para os operadores, tendo em vista a exigência de atenção no dia a dia de trabalho.
Serviço de referência
O COI é referência na questão da segurança por meio de videomonitoramento público. O município foi um dos pioneiros do Brasil a implantar câmeras de segurança em vias públicas. Atualmente, a cidade possui 492 câmeras instaladas em todas as regiões.
O sistema é gerenciado pela Secretaria de Proteção ao Cidadão e funciona 24 horas por dia.
Equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade Urbana (Trânsito e Transportes), Secretaria de Saúde (Samu) e Secretaria de Apoio Social ao Cidadão compartilham a mesma tecnologia. Recentemente, a Polícia Civil ganhou um terminal de consulta ao sistema, ganhando agilidade às investigações.
Alarmes
Além do monitoramento através das câmeras, o COI também administra e monitora os sistemas de alarmes dos estabelecimentos públicos municipais, como escolas, creches e postos de saúde, bem como, gerencia o emprego da frota oficial nos atendimentos emergenciais. Cerca de 450 alarmes eletrônicos estão instalados em estabelecimentos públicos municipais.