A Prefeitura de São José dos Campos programou para esta semana ações de bloqueio, por meio de fumacê, nos corredores de propagação do vírus da febre amarela.
O trabalho, que será realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, integra a força-tarefa iniciada pela Prefeitura em janeiro, com a vacinação em massa da população, inclusive de casa em casa.
Foram agendados fumacês em regiões próximas às matas.
Nas últimas duas semanas, moradores do Jardim Esplanada (região central), Jardim Aquarius, Morada do Sol e Jardim das Indústrias (bairros da região oeste), que estão na lista dos corredores de propagação do vírus da febre amarela, já foram beneficiados com a nebulização.
TRABALHO INTENSIFICADO
Desde janeiro, os fumacês em todas as regiões da cidade foram intensificados, com as equipes trabalhando também aos sábados.
Os produtos utilizados na nebulização combatem os pernilongos e também o mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e da febre amarela, reforçando os mutirões realizados constantemente pela Secretaria de Saúde e contribuindo para as reduções dos casos da doença.
Em caso de chuva, o serviço não é realizado e as visitas são reprogramadas.
Os pedidos de fumacê devem ser encaminhados por meio da Central 156. Em 2017, foram atendidas 1.186 solicitações dos munícipes.
LARVICIDAS
Paralelamente ao fumacê, A Prefeitura realiza um trabalho preventivo com a aplicação de larvicidas nos córregos, rios, charcos, pântanos e locais com água parada na região do centro e nos bairros para evitar a proliferação de pernilongos e Aedes aegypti.
Existem atualmente 86 pontos de aplicação dos dois produtos –um biológico granulado e outro natural à base de água, com monitoramento constante. Este tipo de controle biológico é considerado a forma mais eficaz de extermínio dos pernilongos e do Aedes, eliminando as larvas e impedindo que se desenvolvam e se proliferem.
O trabalho é realizado por duas equipes de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Os produtos contra os pernilongos são aplicados desde 2007 e já contribuíram para a redução em 90% da infestação destes insetos na cidade.
Os larvicidas utilizados pela Prefeitura têm alto efeito residual, o que permite a aplicação em intervalos de até 90 dias sem que percam sua eficácia. Já um larvicida comum tem eficácia por no máximo cinco dias.
Programação do fumacê
*Em caso de chuva, o serviço é reprogramado
Segunda-feira (5)
Oeste – Urbanova 1, 2 e 3, Cambuí e Serimbura
Terça-feira (6)
Leste – Cajuru, Pousada do Vale e Chácaras Recanto do Vale, Sapê, Jardim Ismênia, Jardim Maracanã, Jardim Olímpia, Vila Industrial e Vista Linda
Quarta-feira (7)
Sul – Torrão de Ouro, Jardim Interlagos e Jardim Mesquita
Centro – Vila Nove de Julho, Vila Adyanna, Vila Sanches, Jardim São Dimas, Vila Jacy, Jardim Maringá, Jardim Renata, Jardim Santa Madalena, Vila Igualdade, Jardim Margareth, Vila Higienópolis, Vila Betânia, Vila Icaraí, Zelfa, Vila Paganini, Vila Guaianazes, Vila Rubi e Vila das Acácias
Quinta-feira (8)
Norte – Bonsucesso, Chácara Miranda, Altos do Caetê 1 e 2 e Bengalar
Sudeste – Jardim da Granja, Parque Santa Rita, Jardim Souto, Residencial Cambuí e Vila São Benedito
Sexta-feira (9)
Sul – Jardim Satélite, Floradas de São José e Vila São Benedito
Sábado (10)
Leste – Vista Verde, Jardim Diamante e Residencial Floresta
Norte – Altos de Santana, Vila Unidos, Vila Dirce e Jaguari