Em SJC, estrutura de passarela da zona sul ganhou reforço

Passarela do Jardim Oriente foi reforçada para garantir mais segurança a pedestres e ciclistas.

0
524
Foto: Beto Faria/PMSJC
SB post

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu as obras de recuperação da cabeceira da passarela de madeira da rua Taru, no Jardim Oriente, na zona sul. O trabalho foi realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e tem como objetivo garantir mais segurança a pedestres e ciclistas.

A passarela corria risco de desabamento, já que sua estrutura foi danificada devido à erosão causada pelas chuvas fortes dos últimos dias. Com isto, as tubulações de concreto se romperam.

Com 15 metros de extensão, a passarela possui importância estratégica, já que faz a ligação do Jardim Oriente ao Bosque dos Eucaliptos.

Para a recuperação, foi utilizado um sistema feito com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente. No local, foram implantados 70 metros cúbicos de gabiões para reforço da estrutura da passarela.

As tubulações de concreto também foram refeitas pelas equipes da Prefeitura. Na lateral da passarela, na rua Taru, foi realizada ainda manutenção nas galerias de águas pluviais, também afetadas pelas chuvas recentes.

Monitoramento

A Prefeitura tem monitorado constantemente as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

No ano passado, foi realizada a recuperação das cabeceiras e melhorada a estrutura de 11 unidades, entre pontes e passarelas, em todas as regiões da cidade.

O serviço mais recente foi realizado na ponte do Torrão de Ouro, na zona sul, que no mês passado ganhou tubulações de concreto, mão dupla e calçada para pedestres, entre outras melhorias.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome