Em SJC, alerta sobre a hipertensão é intensificada junto às UBS´s

0
621
SB post

A Prefeitura de São José dos Campos promove até o dia 27 de abril, uma ação de conscientização pelo “Dia Nacional de Combate à Hipertensão”, que é comemorado em 26 de abril. A campanha “Meça sua Pressão”, tema proposto pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, tem o objetivo de conscientizar a população para a necessidade do controle e tratamento da hipertensão arterial e alertar sobre as suas graves consequências.

A atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde do Adulto e do Idoso, consiste na abordagem dos profissionais das unidades básicas de saúde nas salas de espera e nos grupos de caminhada, lian gong e outros.

Haverá medição de pressão arterial e busca ativa de casos novos, distribuição de material informativo e orientações sobre a necessidade de mudanças de hábitos de vida, como abandonar o cigarro, diminuir a ingestão de sal e bebidas alcoólicas, estímulo à prática de atividade física e controle do estresse.

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, considerando estudos por região e estados, 32,5% da população maior de 18 anos sofre com a doença.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, as graves consequências da pressão alta podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome