A partir desta segunda-feira (9), três unidades da Casas do Idoso (centro, norte e leste) passarão a oferecer um novo serviço, o de Proteção Social Básica em Domicílio.
O Serviço visa o melhor atendimento aos idosos para que possam ter ainda mais qualidade de vida com um atendimento individual especializado. A seleção dos participantes será realizada por meio dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do território de moradia da família.
O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio é um atendimento social para idosos no ambiente domiciliar. O objetivo é o desenvolvimento de ações preventivas para evitar o rompimento dos vínculos familiares e sociais, desenvolver mecanismos de inclusão social, dar orientação e suporte aos cuidadores familiares auxiliando no estabelecimento de rotinas e organização do espaço físico visando a acessibilidade e segurança do idoso, desenvolver atividades de fortalecimento de vínculos, entre outras ações.
O Serviço foi criado para atender idosos a partir dos 60 anos que vivenciam situações de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e/ou sociais, especialmente aqueles em situação de extrema pobreza.
O tempo de atendimento será estabelecido pela equipe profissional em conjunto com a família a partir das necessidades e objetivos identificados e das ações planejadas.
Serão priorizados:
– Idosos atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada – BPC
– Famílias que possuam mais de um idoso na composição familiar
– Idosos sozinhos sem apoio ou suporte de familiares/cuidadores
– Idosos sob cuidados de idosos ou pessoas com deficiência
– Idosos residentes em território de difícil acesso
– Idosos na eminência de isolamento social ou risco de sofrer violência
MAIS NOTÍCIAS
Apoio Social ao Cidadão