Apresentação foi realizada em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em todo o mundo em 21 de março
A cidade de Suzano sediará nos dias 20, 21 e 22 de abril o maior evento desportivo inclusivo do País. Na quarta-feira (21/03), o prefeito Rodrigo Ashiuchi lançou oficialmente, em cerimônia realizada no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, as Olimpíadas Especiais Brasil, que será responsável por recepcionar atletas com deficiência intelectual de São Paulo e de outros sete estados (Ceará, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco).
O evento foi celebrado em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em todo o mundo em 21 de março. A organização é da Fundação Special Olympics Brasil, do Lions Clube e da administração municipal, que colocará a infraestrutura necessária à disposição. Além do prefeito, participaram da solenidade a presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi; o presidente da Special Olympics Brasil, George Millard; o secretário de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior; os vereadores Rogério Gomes do Nascimento e Neusa dos Santos Oliveira; a presidente da Unipiaget Brasil, Lucia Marques Pereira; e representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) e de entidades parceiras da administração municipal que executam projetos de inclusão na cidade.
Durante as participações dos atletas, serão utilizadas as estruturas do Parque Municipal Max Feffer, da Faculdade Piaget, do Sesi e da Associação Cultural Esportiva Agrícola Suzano (Aceas).
Antes do juramento simbólico feito pelos atletas especiais da cidade, o secretário de Esportes lembrou que as olimpíadas significam a consolidação de um legado positivo para a cidade.
As Olimpíadas Especiais Brasil têm origem nas “Special Olympics”, idealizadas por Eunice Kennedy Shriver e que tiveram sua primeira edição em 1968, em Chicago, nos Estados Unidos. O movimento teve como principal objetivo empoderar e inspirar pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, ajudando a consolidar sua identidade e seu papel atuante na sociedade.
Em Suzano, haverá disputas em dez modalidades: atletismo, basquete, bocha, futebol, natação, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô. O evento será uma seletiva dos representantes do Brasil para o “Special Olympics World Summer Games”, que reunirá participantes de todo o mundo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.