
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, participou recentemente da feira internacional Seatrade Cruise Global, em Miami (EUA) e trouxe a possibilidade de aumento no número de paradas de cruzeiro para a próxima temporada.
Segundo a secretaria, a missão de apresentar Ilhabela ao público de potenciais investidores e compradores como destino turístico para paradas de cruzeiros marítimos e visitação de passageiros obteve grandes resultados. Além da parceria com a MSC que trará quatro navios, há também a possibilidade de receber mais de 80 paradas de navios de cruzeiro na temporada 2018/2019, entre eles o Seaview, com capacidade para quase sete mil pessoas entre passageiros e tripulantes.
O secretário da pasta, Ricardo Fazzini, que representou a Prefeitura como expositor, apresentou toda a infraestrutura do município a um público específico de companhias.
Para Fazzini, a grande ação dessa participação foi apresentar o projeto de construção de novos terminais, permitindo que as companhias realizem suas atividades de forma independente.
A feira também possibilitou importantes reuniões com a diretora do itinerário da Holland America, Ellen Lynch, a diretora operacional da Royal Caribbean para a América Latina, Bruna Milazzotto e com o diretor estratégico de planejamento de itinerário da Azamara Cruise, Mike Pawlus.
“São seis conglomerados que dominam esse mercado realizar três reuniões, é uma grande conquista”, disse o secretário.
De acordo com Fazzini, a presença da Prefeitura na Seatrade Cruise Global, trouxe importantes resultados e a convicção de que, o objetivo de campanha do prefeito Marcio Tenório em dobrar o número de paradas até o final do mandato, seja concretizado já no segundo ano. “A importância de participar da feira é estar presente no mercado das operadoras de cruzeiros que ajudam a difundir a marca da cidade em todo turismo mundial e possibilitam mostrar a evolução do porto feita pela Prefeitura para receber esse tipo de turismo”, destacou Tenório.
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento e do Turismo visitaram, antes da feira, os 130 executivos de companhias de cruzeiro, entregando em mãos todos os materiais de divulgação da região. Os cruzeiros fomentam o turismo, pois repercutem internacionalmente, geram retorno direto de pessoas que vêm através deles e depois voltam à cidade e promovem reconhecimento mundial, pois toda agência de viagem do mundo vende cruzeiros, assim todas elas têm Ilhabela em seus portfólios.
Home Port São Sebastião
A cidade de São Sebastião que possui porto em plenas condições, ponto de embarque e praia privativa apresentou projeto de Home Port na Seatrade 2018.
O Home Port é um ponto de embarque e desembarque de passageiros dos cruzeiros que se hospedam na cidade em média seis dias antes e depois dos cruzeiros.
Com essa atividade cerca de dois mil leitos serão ocupadas em todo Litoral Norte fomentando a economia e o turismo de toda região, inclusive do município de Ilhabela.