A prefeitura, através da Secretaria da Saúde (SESAU), realizará entre os dias 24 e 31 de janeiro a campanha “Janeiro Roxo”, cujo objetivo é educar e conscientizar a população sobre a Hanseníase, seu diagnóstico precoce, a redução de agravos e o tratamento. A doença é causada por uma bactéria e os sintomas geralmente não são percebidos pelos pacientes.
Durante a campanha, as equipes de saúde da rede municipal realizarão palestras abertas à comunidade, nas unidades de saúde da família das regiões Central, Norte e Sul da cidade, além de buscas ativas e testes de sensibilidade para identificar casos da doença. Também haverá distribuição de panfletos e material informativo para a população.
Segundo o secretário de Saúde, Carlos Roberto Pinto, o controle da doença ainda é desafiador. “Como não há uma vacina específica e os sintomas iniciais geralmente são discretos, eles muitas vezes são notados apenas quando a pessoa já apresenta uma perda sensitiva maior”, alertou. A doença é causada por uma bactéria, e a maioria das pessoas possui uma resistência natural às bactérias, o que impede que ela adoeça.
As pessoas que não possuem essa resistência, apresentaram a evolução da doença no decorrer de até 7 anos ou mais. Os primeiros sinais em geral são manchas em qualquer parte do corpo, de coloração avermelhada ou esbranquiçada, não coçam e não descamam. É possível haver a perda de pelos e diminuição do suor no local das lesões.
A SESAU alerta que o diagnóstico tardio leva a lesões graves, com deformidades e incapacidades. No mês de janeiro, a SESAU estará intensificando as informações sobre a doença. A Hanseníase tem cura, e se você já tratou ou teve algum parente próximo que tratou nos últimos 3 a 5 anos, procure a unidade de saúde de seu bairro para uma reavaliação.
Existem atualmente em São Sebastião 9 casos em tratamento e o monitoramento dessas pessoas e de seus comunicantes é realizado pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Para mais Informações, compareça à unidade de saúde mais próxima de você.
A Secretaria de Saúde realizou nos dias 23 de novembro e 07 de dezembro do ano passado capacitação sobre hanseníase a toda equipe de saúde da rede de atenção básica e especialidades para melhor identificação e tratamento da doença.