Constantemente, a Prefeitura tem trabalhado no aperfeiçoamento de seus servidores, nas mais diversas áreas, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Um dos setores que tem apresentado muitos resultados positivos é a Subsecretaria de Controle Interno, que auxilia a Administração Pública tanto como um órgão preventivo como de acompanhamento de toda a Gestão Pública.
Em tempos de transparência, e importância de legitimidade e confiabilidade dos processos e contas públicas, o controle interno precisa ser fortalecido e qualificado. Por conta disso, a pasta participou do II Encontro de Controladores Internos do Poder Legislativo Municipal, na Câmara Municipal de Campinas, no último dia 16 de março. A iniciativa foi organizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
O evento abordou os apontamentos mais comuns do Tribunal de Contas do Estado, a implementação da gestão de risco no setor público, os desafios e conquistas do controle interno no Senado Federal e o Projeto Controladoria na Escola.
A subsecretária de Controle Interno de Praia Grande, Erika Picolo, representou a Prefeitura no encontro. “Além de enriquecer o currículo em minha área de estudo, o curso abriu mais visões de como implantar as várias formas de controle na Administração Pública.Na Prefeitura, somos os responsáveis pelo atendimento da fiscalização e acompanhamento das correções”, afirma.
A Subsecretaria de Controle Interno foi estruturada em Praia Grande a partir de julho do ano passado. Anteriormente, funcionava como um departamento da Controladoria Geral do Município. Em 2017, foi incorporado pelo Gabinete do prefeito e se consolidou como subsecretaria.