O vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá e Eliete Abranches, do Centro de Reabilitação e Fisioterapia de Poá, participaram na tarde de ontem (5) de reunião em São Paulo juntamente com representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), para discutir o retorno do atendimento de poaenses na AACD de Mogi das Cruzes.
O convênio que existia entre AACD e as prefeituras do Alto Tietê foi encerrado, pela própria associação, em 31 de dezembro de 2016. O encerramento do acordo entre a associação e municípios deu-se em decorrência de problemas legais, já que as administrações municipais não tinham respaldo para realizar repasses para entidade.
A alternativa para restabelecer o convênio é por meio do Condemat. “No intuito de restabelecer o atendimento dos pacientes e a pedido do prefeito Gian Lopes, Poá está tomando todas as providências (juntamente com os demais municípios) para que através do consórcio, nos próximos meses, haja a reativação dos tratamentos dos nossos munícipes na AACD. É algo necessário e muito importante”, comentou Marquinhos Indaiá.
De acordo com Eliete Abranches, as demandas de urgência das especialidades Fisioterapia, Fonoaudiologia e terapia ocupacional têm sido absorvidas pelo Centro de Fisioterapia de Poá, enquanto não houver uma decisão jurídica referente ao convênio proposto junto ao Condemat e AACD.
A reunião na sede da AACD na Capital contou com a participação de representantes de sete das dez cidades do Alto Tietê e com o avanço das conversas a associação pode retomar o atendimento regional já no ano que vem.
Foto: Divulgação
Website: prefeituradepoa.sp.gov.br